Parceiros e apoios

Projecto co-financiado pelo programa Erasmus+ - Juventude em Acção 

 

Parceiros


DALA Foundation

A DALA Foundation foi criada na Roménia em 2006 para preservar a arquitectura tradicional em madeira e para contribuir para a valorização do património junto dos jovens romenos, nomeadamente dos estudantes. Desde a sua criação que a fundação tem o projecto de abrir um centro cultural em Cartisoara; projecto esse que pretende reconstituir vinte e cinco casas de madeira do século XIX, originárias de quatro zonas etnográficas do sul da Transsilvânia, e instalá-las num terreno de 25.000 m2 na aldeia de Cartisoara. Cada casa, em risco de desabamento ou mesmo de ruína, será estudada, desmontada, e montada novamente em Cartisoara pelos voluntários romenos ou internacionais.

Salvaguardar, valorizar e transmitir as técnicas de construção tradicionais às gerações jovens está no coração da missão e da acção da DALA Foundation. O centro é, de momento, um lugar de promoção do saber-fazer artesanal, através da organização de exposições, de festivais e de formações, mas tornou-se também, para muitos jovens, um local de experimentação de cidadania activa.


Grada Dragodid

Grada Dragodid é um associação que junta, desde 2007, jovens voluntários croatas especializados na salvaguarda das construções em pedra seca e seu saber-fazer, que pretendem transmiti-los a um maior número de pessoas através do voluntariado e da cidadania activa. Dragodid é ainda o nome de uma pequena aldeia da ilha de Vis onde, desde 2002, são organizados workshops de pedra seca, com o objectivo de ensinar os construtores locais e de transmitir atitudes positivas relativamente ao património às gerações mais jovens.

Os voluntários rapidamente estenderam a sua intervenção a outros locais em ruínas, ao longo da costa croata, através da organização de campos de trabalho voluntário. As actividades organizadas pela Grada Dragodid são abertas a todos os participantes internacionais e, em especial, aos que vêm de países vizinhos da Croácia. Sendo a Croácia um recente país membro da União Europeia, a Grada Dragodid tem intenções de investir no desenvolvimento de relações internacionais com outros parceiros europeus.


Rempart

A REMPART é a união de 170 associações francesas de salvaguarda e restauro do património, que se inscreve num movimento de juventude e de educação popular em prol do património.

Em cerca de 50 anos, a União REMPART tornou-se uma agente importante no campo da juventude e do património, em França e na Europa. Desde a sua criação em 1966, cerca de 140.000 jovens voluntários franceses e europeus participaram nas acções das suas associações, sendo assim testemunhas de um património vivo e portador de uma dinâmica dupla de educação popular e de cidadania europeia: campos de voluntariado, aulas de património, acções de salvaguarda e de animação do património. A rede REMPART dá particular importância à formação dos seus voluntários e a todos os seus actores. Deste modo, oferece diferentes percursos para que os interessados se tornem animadores dos campos de voluntariado, responsáveis por projectos ou para que atinjam um nível mais ou menos elevado das várias técnicas de restauro.

Uma dinâmica europeia e internacional ao serviço dos jovens e da cidadania: porque o património é mundial e porque o seu público e as suas acções são internacionais, a REMPART acredita que o seu projecto tem uma dimensão europeia forte. Até ao momento, a REMPART destaca-se pela envergadura das suas actividades em torno do património (3000 voluntários em campos de trabalho voluntário todos os anos, mais de 300 campos de voluntariado organizados em 2014). A REMPART trabalha com redes existentes (COTRAVAUX, CNAJEP, CCSVI) e com parceiros europeus para o restauro do património na Europa como um caminho para a cidadania activa graças ao voluntariado.


informações

A selecção de participantes para o intercâmbio de jovens foi feita internamente por cada uma das entidades parceiras, pelo que já não há vagas disponíveis.

No intercâmbio participarão:
- 4 jovens croatas (até aos 30 anos) e 1 líder;
- 4 jovens franceses (até aos 30 anos) e 1 líder;
- 4 jovens romenos (até aos 30 anos) e 1 líder;
- 6 jovens portugueses (até aos 30 anos) e 2 líderes.