Jul
25
to Jul 29

L Burro I L Gueiteiro – Festival Itinerante de Cultura Tradicional

B&G_2018_FINAL_Dnovo_1000.jpg

L Burro I L Gueiteiro - Festival Itinerante da Cultura Tradicional decorre de 25 a 29 de Julho, pelas aldeias de Ífanes e Paradela, no concelho de Miranda do Douro, sendo a organização composta por: AEPGA | CMMD |GGAC | Palombar

O Festival surge como um esforço de revitalizar e valorizar dois elementos chave da cultura mirandesa – o Burro de Miranda e o tocador de Gaita-de-Fole -, bem como enfatizar a relação tradicional existente entre ambos – era o primeiro quem transportava o segundo até aos arraiais que este ia animar pelas diferentes aldeias do Planalto Mirandês. Assim, este Festival planeado ao longo de meses toma forma em 5 dias de itinerância pelas aldeias de Miranda, levando burros, gaiteiros, teatro, dança e música ao encontro das populações locais, geralmente desprovidas deste tipo de evento cultural.

Este Festival caracteriza-se ainda por ter uma dupla missão: mostrar o melhor do Planalto Mirandês e quebrar, ao mesmo tempo, o estereótipo de uma cultura parada no tempo. Bem pelo contrário, acreditamos que está em constante transformação e que temos, por isso mesmo, a responsabilidade de contribuir com actividades criativas e de qualidade que a estimulem. Isso significa trazer pedaços de outras culturas, mas também repensar o contacto com o que é de cá, e que continuamos a privilegiar.

É um evento a pensar em todos - miúdos e graúdos – os que gostam de caminhadas por percursos bonitos, de refeições apetitosas, de sestas burriqueiras, de oficinas instrutivas, de boa música e de muita festa.

Deixe-se aliciar pelo nosso programa!

Relaxe, Passeie, Descanse, Divirta-se – sempre com calma, sem pressas. Entre no espírito do festival e venha BURRICAR COM VAGAR!

Inscreva-se aqui e aproveite o desconto até dia 20 de Julho.

View Event →

Jul
7
8:00 PM20:00

À Descoberta do Nordeste Transmontano

descobertadonortestetransmontano_web_preview.jpeg.jpg

 

7 de Julho de 2018

Das 9h00 às 13h00

Zona de Protecção Especial (ZPE) Rio Sabor, Maçãs e Angueira

 

À Descoberta do Nordeste Transmontano é um desafio que integra um ciclo de 3 momentos de descoberta, (re)conhecimento, contemplação e exploração do património natural do Nordeste Transmontano. Acompanhados por guias, serão dinamizados 3 percursos de interpretação da natureza, cada qual numa zona distinta e reconhecida pela sua riqueza faunística e florística. O primeiro já no dia 7 de Julho, na Zona de Protecção Especial (ZPE) Rio Sabor, Maçãs e Angueira, o segundo, a 18 de Agosto, no Parque Natural do Douro Internacional e o terceiro, a 13 de Outubro, pelo Parque Natural de Montesinho.

Percorrendo lameiros, campos de cultivo, pequenos vales e zonas ribeirinhas do rio Angueira, no dia 7 de Julho às 9h00, iniciaremos a nossa descoberta na emblemática aldeia de Uva, rodopiada de belos pombais tradicionais, terminando no majestoso Castelo de Algoso, ponto eleição para a apreciação de grandes aves de rapina e outros interessantes passeriformes como o melro azul (Monticula Solitarius) e a toutinegra de bigodes (Sylvia cantillans).

O percurso pretende ser uma oportunidade de explorar diferentes habitats com atenção às distintas espécies de flora e fauna que o caracterizam.

Consulte aqui parte do percurso a realizar

http://www.valesdevimioso.pt/2017/05/26/csatelo-de-algoso/

 

Saiba mais!

Inscreva-se aqui até dia 6 de Julho!

 

 

View Event →
Jul
2
to Jul 13

52º Campo de Trabalho Voluntário Internacional

CTVI-cartaz.jpg

De 2 a 14 de Julho 2018

Uva

No início do próximo mês iremos levar a cabo o 52º Campo de Trabalho Voluntário Internacional (CTVI), o segundo deste ano. Dedicado à Recuperação de Pombais Tradicionais este CTVI terá lugar na aldeia de Uva, reconhecida por estar repleta destas construções emblemáticas. Tal como em anos anteriores, considerando o estado geral de abandono dos Pombais do Nordeste Transmontano conduziremos um grupo de voluntários na reconstrução de um ou dois Pombais Tradicionais.

Valorizando e preservando técnicas tradicionais de construção, o Campo de Trabalho será uma oportunidade para os/as participantes aprenderem e experimentarem todas as técnicas tradicionais que fazem parte do processo, desde o picar do reboco até a aplicação da argamassa e reparação, se necessária, do telhado. Será simultaneamente uma oportunidade de revitalizarmos o património de Uva e de aumentarmos o número de Pombais activos na aldeia.  Contribuindo paralelamente para o aumento do alimento de várias aves de rapina, das quais algumas se encontram em vias de extinção, e que elegem muitas vezes os pombos na sua dieta.

Ficando as manhãs reservadas para o campo de trabalho, as tardes serão preenchidas com actividades de lazer de forma a possibilitar aos participantes usufruírem e descobrirem a paisagem natural e património cultural do Planalto Mirandês.

Tal como já é costume, este CTVI será organizado conjuntamente com a nossa parceira Union Rempart.

Saiba Mais

Inscreva-se aqui!

View Event →
Jun
1
to Jun 3

8ª Oficina de Construção de Muros de Pedra

oficinas-cartaz.jpg

Apesar de os muros de pedra serem um marco da recortada paisagem transmontana, são já poucas as pessoas que sabem como construí-los ou repará-los.

É no sentido de tentar combater esse esquecimento e de transmitir a riqueza e o potencial destas técnicas construtivas que a Palombar propõe a 8ª Oficina de Construção de Muros de Pedra, que terá lugar na aldeia de Uva a 02 e 03 de Junho.

Assim, os participantes terão a oportunidade de aprender a trabalhar o xisto de acordo com as técnicas de construção em pedra seca, construindo um muro de divisão de terrenos agrícolas.

Contamos consigo!

Saiba mais

Inscreva-se

View Event →
May
18
to May 22

Sons&Ruralidades - Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares (13ª edição)

Cartaz S&R`18.jpg

APRESENTAÇÃO

O conhecimento tradicional é um factor de consciência ecológica no seu papel de formação e conservação do ambiente.

O festival Sons & Ruralidades, pretende ser um novo modelo de festival cultural, superando o espaço e tempo do festival para revitalizar e regenerar a região rural do nordeste transmontano.

Abençoada pela natureza, esta região possui uma forte relação com a terra através das actividades agrárias. Apesar disto está em processo de despovoação em parte devido à perda de importância da agricultura como motor de dinamismo dos espaços rurais e por uma desagrariação do meio rural e a consequente migração e envelhecimento da população.

Este festival faz parte de um programa de desenvolvimento para esta região, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a revitalização da região, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. Estimulando sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial. Pensando os humanos como parte da natureza e a biodiversidade como um todo. Criando novas oportunidades de criar e de reflectir colectivamente sobre o desenvolvimento local e proporcionando novas visões de futuro.

Paralelamente ao processo de globalização e da suposta homogeneização cultural à escala mundial, instala-se a revalorização da diversidade, tornando-se necessário respeitar e incorporar nos processos de desenvolvimento a cultura das populações destinatárias.

Segundo David Barkin, a sustentabilidade não é apenas um assunto de protecção do ambiente, de justiça social e de desenvolvimento mas trata sobretudo das pessoas e da nossa sobrevivência como indivíduos e cultura. Manifestando uma preocupação em observar de que modo sobrevivem os grupos sociais. Sendo a sustentabilidade uma luta pela diversidade em todas as suas dimensões, pela participação e pela revisão da forma como as pessoas vivem e trabalham.

De forma a estabelecer uma sólida fundação ética para a sociedade global emergente ajudando a construir um mundo sustentável baseado no respeito pela natureza, direitos humanos, justiça económica e uma cultura de paz. Tornando-se imperativo que assumamos responsabilidade pelos outros, por todos os seres e para as futuras gerações.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.

Saiba Mais!

Inscreva-se!

 

View Event →
Apr
9
to Apr 19

4ª Oficina de Carpintaria

oficinas-cartaz.jpg

Nos dias 21 e 22 de Abril, voltaremos a trabalhar a madeira sem recurso a maquinaria, naquela que será a 4ª edição da Oficina de Carpintaria da Palombar. Os participantes serão uma vez mais orientados por Porfírio Lousão, que os ensinará a utilizar algumas técnicas tradicionais de forma autónoma.

Cada participante poderá escolher construir entre um banquinho ou uma pequena estante de balcão ou um peão ou um almofariz e pilão, que poderá depois levar consigo. Assim, e como já vem sendo hábito, aliaremos o processo pedagógico à construção de elementos necessários e úteis.

Junte-se a nós!

Saiba mais

Inscreva-se

View Event →
Apr
9
to Apr 30

"ADIADO" - Curso de introdução ao rastreio e foto-armadilhagem de fauna selvagem

     

  

ADIADO (nova data a confirmar para o Outono)

A importância de estudar o comportamento da fauna selvagem é indiscutível, não só pelo valor do conhecimento em si, mas também pelo papel que este tem a desempenhar na conservação das espécies e dos seus habitats. Entre as técnicas existentes de recolha de dados, encontram-se o rastreio e a foto-armadilhagem, temas que propomos explorar durante esta formação.

O Curso de Introdução ao Rastreio e Foto-armadilhagem de Fauna Selvagem decorrerá em Uva, nos dias 5 e 6 de Maio, sob a orientação da associação Aquila Naturaleza, com o principal objectivo de treinar os participantes a reconhecer o rasto da fauna do Nordeste Transmontano – partindo da interpretação de pegadas e sinais na paisagem à utilização de tecnologia fotográfica.

Sublinhamos que aquilo que se pretende é transmitir ferramentas para aumentar o conhecimento sobre a nossa fauna e não para a incomodar ou ameaçar.

Junte-se a nós!

Saiba Mais!

Inscreva-se!

View Event →
Feb
14
to Mar 8

Ciclo de Cinema Fev'18

2018_ciclodecinema.jpg

 

A Palombar tem o prazer de realizar a 3ª edição do Ciclo de Cinema. 

As sessões decorrerão nos dias 14 e 28 de Fevereiro.

14 fevereiro
A caçadora e a Águia

Título Original: The Eagle Huntress
De: Otto Bell
Com: Aisholpan Nurgaiv, Daisy Ridley, Rys Nurgaiv
Género: Documentario
Classificação: M/12
Outros dados: GB/EUA/Mongólia, 2016, Cores, 87 min

28 fevereiro

Reino Maravilhoso - Por Terras do Alvão e do Marão

Length: 50'
TV premiere: SIC (Portugal) August 28th, 2016
Photography: Luís Quinta and Ricardo Guerreiro
Editor: Ricardo Guerreiro
Music: Audionetwork.com
Producers: Luís Quinta, Ricardo Guerreiro, Câmara Municipal de Vila Real
Supported by: EDP Renováveis, Quinta do Paço Hotel, ICNF, UTAD.

Devido a problemas com o abastecimento eléctrico no dia 28 de Fevereiro, a sessão desse mesmo dia foi adiada para o dia 7 de Março.

Contamos com a sua companhia!

View Event →
Oct
31
to Nov 2

Curso de introdução ao rastreio e foto-armadilhagem de fauna selvagem

A importância de estudar o comportamento da fauna selvagem é indiscutível, não só pelo valor do conhecimento em si, mas também pelo papel que este tem a desempenhar na conservação das espécies e dos seus habitats. Entre as técnicas existentes de recolha de dados, encontram-se o rastreio e a foto-armadilhagem, temas que propomos explorar durante esta formação.

O Curso de Introdução ao Rastreio e Foto-armadilhagem de Fauna Selvagem decorrerá em Uva, de 29 de Abril a 1 de Maio, sob a orientação da associação Aquila Naturaleza, com o principal objectivo de treinar os participantes a reconhecer o rasto da fauna do Nordeste Transmontano – partindo da interpretação de pegadas e sinais na paisagem à utilização de tecnologia fotográfica.

Sublinhamos que aquilo que se pretende é transmitir ferramentas para aumentar o conhecimento sobre a nossa fauna e não para a incomodar ou ameaçar.

Junte-se a nós!

O CURSO FOI ADIADO PARA OUTUBRO - NOVA DATA A DEFINIR

Saiba mais

Inscreva-se

View Event →
Sep
30
8:30 AM08:30

Eurobirdwatch '17

Eurobirdwatch2017.jpg

O grupo BirdLife International organiza, anualmente, o maior evento de observação de aves a nível europeu, graças à colaboração de dezenas de parceiros. Trata-se do Eurobirdwatch, que tem como principal objectivo alertar a sociedade civil para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.

Mais uma vez, a Palombar junta-se a esta actividade - coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e, desta feita, realizada no âmbito do projecto Life Rupis (www.rupis.pt) – com uma saída de campo, no dia 30 de Setembro, que dará a conhecer aos participantes as aves de Miranda do Douro.

A participação é gratuita!

Junte-se a nós – e a milhares de outras pessoas pela Europa fora!

Saiba mais

Inscreva-se

View Event →
Aug
21
to Sep 4

49º e 50º Campos de Trabalho Voluntário Internacionais: Escavação Arqueológica no Castro de São João das Arribas

Em 2017, a Palombar regressa à Arqueologia, dando continuidade à prospecção do Castro de São das Arribas, numa parceria com Mónica Salgado e Pedro Pereira, directores da escavação. Sobre a ocupação deste local, declarado Monumento Nacional em 1910, pouco se sabe – e é a essa lacuna que esta investigação, que decorrerá ao longo de várias sessões de escavação, pretende dar resposta.

Assim, este Verão, os voluntários terão a oportunidade de escavar no Castro de São João das Arribas em dois períodos distintos: a primeira sessão decorrerá entre 21 de Agosto e 2 de Setembro, e a segunda de 4 a 16 de Setembro.

Ainda que qualquer experiência no domínio da arqueologia seja uma mais-valia, não se trata de um pré-requisito - são todos bem-vindos!

O 50º CTVI (de 4 a 16 de Setembro) contará com o apoio do IPDJ, pelo que a recruta e selecção dos voluntários ficará a cargo desta entidade. Assim sendo, não será possível fazer a inscrição junto da Palombar.

Sabe mais sobre o 49º CTVI

Inscreve-te no 49º CTVI

View Event →
Jul
7
to Jul 9

5º Encontro de Arquitectura Tradicional e Sustentabilidade

A edição deste ano celebra um marco especial: 5 anos de Encontro. De uma actividade curta, organizada sobretudo entre amigos, foi-se transformando em lugar de descoberta, vivido e enriquecido por dezenas de pessoas, experiências e saberes. Viajámos até ao Senegal e à Croácia, ensinámos as nossas mãos a trabalhar o gesso e a terra, pensámos o património e a sustentabilidade, e Uva jamais nos deixou esquecer a arquitectura rural.

O 5º EATS, que irá decorrer de 7 a 9 de Julho na aldeia de Uva, dará continuidade ao caminho que tem sido percorrido, acrescentando ainda mais à diversidade que tem vindo a caracterizá-lo. Entre palestras, visitas, oficinas, exposições, cinema e partilha informal, a arquitectura tradicional e o seu potencial transformador serão, uma vez mais, protagonistas.

Junte-se a nós!

Saiba mais

Inscreva-se

View Event →
Jul
3
10:30 AM10:30

48º Campo de Trabalho Voluntário Internacional: Reconstrução de Pombais Tradicionais

O principal objectivo do 48º Campo de Trabalho Voluntário Internacional, que terá lugar em Uva, de 3 a 14 de Julho é, à imagem de actividades passadas, reconstruir um ou dois destes pombais, para combater o estado de abandono a que têm sido deixados nas últimas décadas.

Os voluntários terão a oportunidade de aprender e experimentar todas as técnicas tradicionais de construção que fazem parte do processo, nomeadamente picar o reboco, preparar e aplicar a argamassa ou reparar o telhado. Contudo, também os tempos de livres serão cuidadosamente planeados, para garantir que poderão descobrir a incrível paisagem natural do Planalto Mirandês.

Este CTVI contará com o apoio do IPDJ, pelo que a recruta e selecção dos voluntários ficará a cargo desta entidade. Assim sendo, não será possível fazer a inscrição junto da Palombar.

View Event →
Jun
23
to Jun 25

ObservArribas

A Palombar está a co-organizar, juntamente com os restantes parceiros do projecto Life Rupis e com a Câmara Municipal de Miranda do Douro, a primeira edição do ObservArribas - Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro.

Este evento irá realizar-se em Miranda do Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional, entre 23 e 25 de Junho, reunindo natureza e cultura num festival em que se juntam uma feira e um programa diversificado com actividades de observação de aves, passeios na natureza, palestras, actividades para os mais novos e ainda momentos culturais e gastronómicos.

Marque na sua agenda, queremos contar consigo!

Matenha-se informado sobre as novidades em www.observarribas.com

View Event →
May
20
to May 21

7ª Oficina de Construção de Muros de Pedra

Apesar de os muros de pedra serem um marco da recortada paisagem transmontana, são já poucas as pessoas que sabem como construí-los ou repará-los.

É no sentido de tentar combater esse esquecimento e de transmitir a riqueza e o potencial destas técnicas construtivas que a Palombar propõe a 7ª Oficina de Construção de Muros de Pedra, que terá lugar na aldeia de Uva a 20 e 21 de Maio.

Assim, os participantes terão a oportunidade de aprender a trabalhar o xisto de acordo com as técnicas de construção em pedra seca, construindo um muro de divisão de terrenos agrícolas.

Contamos consigo!

Saiba mais

Inscreva-se

View Event →
May
19
9:00 AM09:00

Formação de Monitores de Campos de Voluntariado

Em Portugal, são realizados cerca de 15 Campos de Trabalho Voluntário Internacionais por ano, organizados por entidades que actuam nas mais variadas áreas. Ainda assim, e apesar de o número anual de voluntários recebidos estar perto dos 300, não existe qualquer oferta formativa para os monitores que têm a responsabilidade de os orientar.

É então no sentido de dar resposta a esta necessidade que a Palombar se propõe a dinamizar a Formação de Monitores de Campos de Voluntariado, de 26 a 28 de Maio, na aldeia de Uva. Partindo da nossa própria experiência a organizar estas actividades – 47 sessões ao longo dos últimos quinze anos  -, bem como da participação em cursos promovidos pela Union Rempart, pretendemos percorrer, de forma resumida mas completa, os muitos domínios sobre os quais os monitores devem estar informados e preparados.

Ao focar as especificidades dos CTVIs e do trabalho com voluntários esperamos, também, contribuir para a sua valorização, bem como para a da figura do monitor.

Saiba mais

O CURSO FOI ADIADO - NOVA DATA A DEFINIR

View Event →
Apr
22
to Apr 23

3ª Oficina de Carpintaria

Nos dias 22 e 23 de Abril, voltaremos a trabalhar a madeira sem recurso a maquinaria, naquela que será a 3ª edição da Oficina de Carpintaria da Palombar. Os participantes serão uma vez mais orientados por Porfírio Lousão, que os ensinará a utilizar algumas técnicas tradicionais de forma autónoma.

Desta feita, serão construídas caniças – portões de madeira para terrenos agrícolas que serão posteriormente instalados em propriedades geridas pela Palombar – e cada participante poderá ainda escolher construir um banquinho ou uma pequena estante de balcão, que poderá depois levar consigo. Assim, e como já vem sendo hábito, aliaremos o processo pedagógico à construção de elementos necessários e úteis.

Junte-se a nós!

Saiba mais

Inscreva-se

View Event →
Apr
3
2:30 PM14:30

47º Campo de Trabalho Voluntário Internacional: Recuperação de Pombais Tradicionais

O principal objectivo do 47º Campo de Trabalho Voluntário Internacional, que terá lugar em Peredo da Bemposta, de 3 a 14 de Abril é, à imagem de actividades passadas, reconstruir um ou dois pombais tradicionais, para combater o estado de abandono a que têm sido deixados nas últimas décadas.

Os voluntários terão a oportunidade de aprender e experimentar todas as técnicas tradicionais de construção que fazem parte do processo, nomeadamente picar o reboco, preparar e aplicar a argamassa ou reparar o telhado. Contudo, também os tempos de livres serão cuidadosamente planeados, para garantir que poderão descobrir a incrível paisagem natural do Planalto Mirandês.

Mais informações

Inscreva-se

View Event →
Mar
4
to Mar 18

Jornadas Técnicas: A Conservação da Natureza Aliada à Gestão Cinegética

A Palombar, no âmbito do Grupo Nordeste e do trabalho que está a desenvolver na região do Nordeste Transmontano, nomeadamente em acções de conservação da natureza aliadas à gestão cinegética, tem prevista a realização de várias Jornadas Técnicas onde se pretende abordar temas relacionados com a actividade cinegética, tendo como objectivo divulgar boas práticas nesta área, assim como a importância da conservação dos recursos cinegéticos e, inerentemente, da natureza.

O Nordeste - Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável - é constituído por associações que têm vindo a desenvolver a sua acção em diferentes domínios no Nordeste Transmontano – a AEPGA, a APFNT e a Palombar -, e que pretendem cooperar no sentido de dar vida a um modelo de intervenção que, unindo a conservação da natureza à agricultura e à gestão florestal sustentável, envolva as comunidades locais, dinamizando o desenvolvimento integrado do espaço rural nos vales dos rios Sabor e Maçãs.

É assim objectivo da Palombar e do Grupo Nordeste promover o contacto entre a comunidade científica e os agentes locais, entidades públicas e/ou privadas, assim como com toda a comunidade local. As Jornadas Técnicas previstas no âmbito do programa "A Conservação da Natureza Aliada à Gestão Cinegética" têm como finalidade ajudar os agentes locais a resolver problemas actuais relacionados com a conservação e gestão de algumas espécies cinegéticas (perdiz-vermelha, coelho-bravo, corço, entre outras), recorrendo a investigadores e profissionais das diferentes áreas de estudo. Terão lugar em localidades da Rede Natura 2000, aproveitando estes momentos para divulgar a sensibilizar a população em geral para a importância destes Sítios.

Os temas das Jornadas previstas para esta 1ª edição, a realizar no primeiro semestre de 2017, são:

4 de Março 2017: "A nova doença hemorrágica e os seus efeitos nas populações naturais de Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus)" - Saiba mais

18 de Março de 2017: "Conservação e Gestão Cinegética do Corço (Capreolus capreolus): Perspectivas, Oportunidades e Desafios"  - Saiba mais

View Event →
Feb
15
to Mar 9

Ciclo de Cinema

Depois do sucesso da primeira edição, a Palombar volta a propor um Ciclo de Cinema sobre património natural e construído, convidando os mais curiosos a juntar-se para um momento de convívio em ambiente familiar.

As sessões decorrerão nas duas últimas Quartas-feiras de Fevereiro e nas duas primeiras de Março, pelas 21h15, no Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais (CIPT), na aldeia de Uva.

Relembramos que as sessões são gratuitas.
E contamos com a sua companhia!

Saiba mais aqui

View Event →
Dec
15
to Dec 20

Dê – aos seus e à conservação da natureza

Não poderia haver melhor momento para a Palombar lançar a sua primeira linha de merchandising. Porquê? Porque o Natal é uma época de partilha, mas fazem falta presentes que, além de úteis e bonitos, contribuam para uma causa; e, acima de tudo, porque é sempre tempo de relembrar a importância da biodiversidade e do papel activo que todos nós podemos ter na sua conservação.

O guarda-rios, o pombo-das-rochas, a coruja-das-torres e a perdiz-vermelha, todas elas espécies que povoam o Nordeste Transmontano, ganharam uma nova vida em objectos do dia-a-dia - canecas, t-shirts, sweaters e ímanes – pela mão da Mariana Rio. Assim, perto da vista, estarão certamente mais perto do coração!

Ofereça um destes presentes e contribua para a conservação da natureza e para a continuidade da Palombar.

Contamos consigo e… aproveitamos para lhe desejar umas Festas Felizes!

Visite a nossa Loja


NOTA: De modo a garantir que a encomenda chega ao destino antes do dia 24 de Dezembro, deverá fazer o pedido, no máximo, até dia 20.

View Event →
Nov
30
3:00 PM15:00

Encontro “Leguminosas, da Terra à Mesa – Perspectivas Multidisciplinares”

Feijões, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas - entre outros, estes alimentos têm merecido uma atenção pouco usual em 2016, depois de este ter sido declarado pela ONU como o Ano Internacional das Leguminosas. O objectivo principal deste destaque é informar a sociedade civil sobre os seus benefícios nutricionais – ricas em proteínas, controlam e previnem algumas doenças - e ecológicos – fixam nitrogénio nos solos, contribuindo para a sua correcção e fertilidade - que, consequentemente, se traduzem num imenso potencial para melhorar a saúde das populações e a sustentabilidade da produção alimentar.

No sentido de contribuir para esta iniciativa, a Palombar juntou-se ao Centro de Investigação de Montanha (CIMO – IPB), ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CiBio) e à Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF) para organizar o Encontro “Leguminosas, da Terra à Mesa – Perspectivas Multidisciplinares”. Este decorrerá durante a tarde de dia 30 de Novembro, no Instituto Politécnico de Bragança, e contará com a presença de especialistas em diversas áreas.

Participe!

Saiba mais

Inscreva-se

View Event →
Nov
12
to Nov 24

Novembro pela Floresta '16

Uma vez mais, a Palombar dedica o mês de Novembro à floresta autóctone, organizando um conjunto de actividades variadas dirigidas a diferentes públicos, com o objectivo final de divulgar a sua importância e de contribuir para a sua conservação.

Assim, o fim-de-semana de 12 e 13 de Novembro será de Voluntariado pela Floresta Autóctone, entre colheita de sementes e plantação de árvores. São todos bem-vindos!

A formação que se desenvolverá no dia 18, por sua vez, é aberta mas sobretudo dirigida a técnicos e professores: a doutora Elizabete Marchante orientará o curso sobre “Plantas invasoras - situação em Portugal e sensibilização ambiental”.

Por fim, voltaremos às escolas do distrito de Bragança, entre os dias 21 e 24 de Novembro, para levar esta temática às novas gerações.

Junte-se a nós ao longo deste mês!


Saiba mais, clicando em:

Voluntariado pela Floresta Autóctone

Formação “Plantas invasoras - situação em Portugal e sensibilização ambiental”

Escolas pela Floresta Autóctone

View Event →
Nov
5
8:30 PM20:30

Noite das Criaturas das Trevas

A Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural e a AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino juntam-se à iniciativa “A Noite das Criaturas das Trevas 2016”, propondo uma actividade que decorrerá durante a noite de 5 de Novembro na aldeia de Atenor (Miranda do Douro), no Centro de Valorização do Burro de Miranda.

Este é um evento dirigido a todos e sobretudo aos mais novos, promovido por vários investigadores a nível nacional, e que pretende, acima de tudo, realizar um conjunto de actividades de divulgação científica que desmistificam os animais nocturnos frequentemente associados a esta festa.

Crenças e mitos têm sido responsáveis por criar um afastamento relativamente a alguns destes animais, evando até a comportamentos de perseguição que têm contribuído para os estados desfavoráveis de conservação em que muitas destas espécies se encontram. 

Assim, convidamos os participantes a aparecerem mascarados, à noite, num espaço natural para fazer observação de “criaturas das trevas” acompanhados de investigadores especialistas de diferentes grupos de fauna (mamíferos, anfíbios, morcegos, rapinas nocturnas, borboletas nocturnas, aracnídeos, etc.). 

Pode ver mais informações no site oficial: www.criaturasdastrevas.pt

Saiba mais

Inscreva-se
 

View Event →
Oct
1
8:00 AM08:00

Eurobirdwatch 2016

O grupo BirdLife International organiza, anualmente, o maior evento de observação de aves a nível europeu, graças à colaboração de dezenas de parceiros. Trata-se do Eurobirdwatch, que tem como principal objectivo alertar a sociedade civil para a importância das aves migradoras e dos seus habitats.

Mais uma vez, a Palombar junta-se a esta actividade - coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e, desta feita, realizada no âmbito do projecto Life Rupis (www.rupis.pt) – com uma saída de campo, no dia 1 de Outubro, que dará a conhecer aos participantes as aves que povoam vários dos ecossistemas do Nordeste Transmontano: campos agrícolas, galerias ripícolas, florestas autóctones e arribas.

O ponto de encontro será o Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais (CIPT), na aldeia de Uva, e a participação é gratuita.

Junte-se a nós – e a milhares de outras pessoas pela Europa fora!

Mais informações

Inscreva-se!

View Event →
Aug
29
to Sep 11

46º Campo de Trabalho Voluntário Internacional: Prospecção e Escavação Arqueológica no Castro de São João das Arribas

  • Aldeia Nova, Miranda do Douro (map)
  • Google Calendar ICS

Ainda que o Castro de São João das Arribas tenha sido declarado Monumento Nacional em 1910, pouco se sabe sobre a sua ocupação - os relatos de tradição oral e alguns achados de superfície, apesar de apontarem para a presença de povos da Idade do Ferro e do Império Romano, estão longe de garantir uma leitura científica deste conjunto. É então no sentido de procurar compreender quem o ocupou ao longo do tempo, como e porquê, que a Palombar se une a Mónica Salgado e Pedro Pereira, diretores da escavação, para fazer uma prospecção arqueológica do local.

Assim, entre 29 de Agosto e 11 de Setembro, os voluntários terão a oportunidade de participar nas primeiras escavações alguma vez realizadas no Castro de São João das Arribas, tendo como principal objetivo a realização de sondagens de diagnóstico.

Ainda que qualquer experiência no domínio da arqueologia seja uma mais-valia, não se trata de um pré-requisito - são todos bem-vindos.

Todas as vagas foram preenchidas, pelo que não aceitamos novas inscrições.

Mais informações

View Event →
Aug
20
to Aug 21

Oficina de Rebocos de Terra e Cal

Tendo realizado oficinas dedicadas a rebocos exclusivamente de cal ou de terra, desta feita a Palombar propõem abordar a utilização de ambas numa só formação, não só para que os participantes se familiarizem com estes materiais, mas também para que fiquem a conhecer como podem ser trabalhados em conjunto.

Assim, no fim-de-semana de 20 e 21 de Agosto, a Oficina de Rebocos de Terra e Cal terá lugar na aldeia de Uva.

Não perca!

Mais informações aqui

Inscreva-se!

View Event →
Aug
16
to Aug 27

45º Campo de Trabalho Voluntário Internacional: Reconstrução de Pombais Tradicionais

O principal objectivo do 45º Campo de Trabalho Voluntário Internacional, que terá lugar em Uva, de 16 a 27 de Agosto é, à imagem de actividades passadas, reconstruir um ou dois destes pombais, para combater o estado de abandono a que têm sido deixados nas últimas décadas.

Os voluntários terão a oportunidade de aprender e experimentar todas as técnicas tradicionais de construção que fazem parte do processo, nomeadamente picar o reboco, preparar e aplicar a argamassa ou reparar o telhado. Contudo, também os tempos de livres serão cuidadosamente planeados, para garantir que poderão descobrir a incrível paisagem natural do Planalto Mirandês.

Mais informações

View Event →