Back to All Events

Novembro pela Floresta 2018


novembro-pela-floresta (1).jpg

Participe na nossa atividade “Novembro pela Floresta” e contribua ativamente para reflorestar o país com árvores autóctones! Poderá participar na preparação do viveiro, plantação de árvores e recolha de sementes. Seja voluntário (a) por esta causa que é de todos!

O que são as árvores autóctones e por que são tão importantes?

As árvores autóctones são árvores originárias do próprio território. Assim, a floresta autóctone portuguesa é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país. Carvalhos, medronheiros, castanheiros, azinheiras e sobreiros são exemplos de algumas árvores autóctones de Portugal.

As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas.

São também importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies de animais autóctones que estão em risco de extinção; ajudam ainda a manter a fertilidade do solo e o equilíbrio biológico das paisagens.

As florestas autóctones são fundamentais para regular melhor o ciclo hidrológico e a qualidade da água e, apesar de registarem um crescimento mais lento, quando bem desenvolvidas, são normalmente mais resistentes aos incêndios florestais.

As florestas autóctones são, por isso, essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas locais!

Esta atividade é organizada pela Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural e pela AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.

Conheça todo o Programa e faça aqui a sua inscrição!

Earlier Event: October 13
À Descoberta do Nordeste Transmontano