BaSuF: Intercâmbio Jovem

Este foi um Verão de estreias para a Palombar, que começou com a realização do seu primeiro intercâmbio jovem co-financiado pelo programa europeu Erasmus+/Juventude em Acção. O projecto, intitulado Building a Sustainable Future (BaSuF), terá uma duração total de 7 meses e conta com a colaboração de três outras entidades estrangeiras - a Union Rempart, de França, a Dragodid, da Croácia, e a DALA Foundation, da Roménia – que se uniram no sentido de partilhar as técnicas de construção tradicionais com as quais trabalham e de reflectir sobre o seu potencial para construir, hoje, de uma forma mais sustentável.

À fase inicial de preparação, feita à distância, seguiu-se o intercâmbio propriamente dito, que decorreu entre 28 de Junho e 12 de Julho, na aldeia de Uva, e que contou com a participação de 23 jovens dos países acima referidos. Durante este período, as actividades foram variadas e enriquecedoras: investigação e documentação da arquitectura tradicional do Nordeste Transmontano, sessões de discussão e planeamento, visitas à região, e trabalhos de recuperação numa antiga curralada.

Foram 15 dias de partilha e aprendizagem que, além de incrivelmente produtivos, abriram portas a projectos futuros. Antes de passarmos ao próximo, no entanto, espera-nos ainda a edição de um e-book que conterá um apanhado de todo o conhecimento produzido no âmbito do BaSuF.