Captura, marcação e seguimento do “Rupis”

O ‘’Rupis’’ é um britango que foi capturado, marcado e libertado em meados de Julho de 2016, no Parque Natural de los Arribes del Duero (Zamora, Espanha), como parte das acções do projecto LIFE Rupis. Este indivíduo com aproximadamente 3 anos (subadulto) foi marcado, pelos parceiros espanhóis, com um emissor GPS/GSM/UHF, que nos permitirá seguir o seu percurso diariamente durante mais de dois anos. O objectivo principal é aprofundar o conhecimento existente sobre esta espécie, tanto no que diz respeito ao seu comportamento (áreas de preferência para alimentação e refúgio) como aos seus movimentos migratórios, permitindo também aferir potenciais ameaças existentes na sua área vital. Esta primeira ave foi batizada de “Rupis”, homónima do projeto.

Desde a sua marcação que a equipa do Life Rupis tem seguido os seus movimentos para perceber melhor o seu comportamento. O animal tem efectuado a maior parte dos seus movimentos pelos habitats típicos da região (dominados por uma paisagem fortemente marcada pelo mosaico agro-silvo-pastoril), particularmente na província de Salamanca, em Espanha, prospectando em procura de alimento por áreas de produção extensiva de gado, alternando pelas arribas do Douro Internacional e por alguns dos seus afluentes.

Sendo o britango uma ave migratória estival, também nos permite seguir a sua migração e identificar quais os percursos escolhidos pelos indivíduos para chegarem até às suas áreas de invernada na África Subsariana. É o mais pequeno dos abutres portugueses e é uma das primeiras espécies migradoras a chegar ao território continental, permanecendo nas zonas de nidificação a partir de finais de Fevereiro até Setembro.

O britango ‘’Rupis” estará prestes a chegar ao seu destino em África: no sábado atravessou a cordilheira do Atlas, a leste de Marraquexe e no domingo atravessou a fronteira de Marrocos com a Argélia, encontrando-se actualmente em pleno Sahara. Vai agora fazer a travessia do maior deserto do Mundo.

Pode acompanhar a sua longa viagem até ao seu destino aqui.

Mais informações sobre o projecto aqui