Noite das Criaturas das Trevas 2016

A Noite das Criaturas das Trevas é um evento realizado a nível nacional e ao qual a Palombar e a AEPGA se uniram para proporcionar uma noite especial. O objectivo é promover a divulgação científica de uma forma descontraída, desmistificando muitos dos mitos e crenças que estão associadas aos animais nocturnos como, lobos, sapos, mochos, corujas e morcegos, entre outros.

Aproveitando a temática do Dia das Bruxas, entre vampiros, lobisomens e teias de aranha, criaturas às quais muitos destes animais estão associados, os cerca de 30 participantes foram conduzidos até ao Centro de Valorização do Burro de Miranda. Apenas com recurso à luz das lanternas, criou-se o cenário ideal para uma noite de partilha e divulgação de ciência com especial enfoque no lobo e nas aves de rapina nocturnas, esclarecendo-se muitas das curiosidades e dúvidas acerca dessas espécies.

A actividade culminou com a teatralização de um conto tradicional de terror, “A estória da menina Filomena”, que a companhia de teatro T.R.E.T.A.S. dinamizou entre fardos, burros e pessoas.

Um especial agradecimento a Miguel Shreck, Daniela Andrade, Duarte Pereira e Sara Pinto.