Ivo4All, um projecto europeu de inclusão

No dia 6 de Junho, a Palombar marcou presença na sessão de encerramento do projecto Ivo4All - International Volunteering Opportunities for All, no qual participou entre 2015 e 2016 com o acolhimento de 6 voluntários vindos de França e Itália. A apresentação decorreu no Comité Económico e Social Europeu, em Bruxelas. Participámos a convite do Dipartimento della Gioventù e del Servizio Civile Nazionale, juntamente com a representante dos nossos parceiros italianos, bem como de uma das voluntárias que connosco colaborou.

O projecto europeu, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+, foi promovido por entidades governamentais e ONGs francesas, italianas e inglesas, e envolveu directamente 250 voluntários. O objectivo? Testar fórmulas de inclusão de jovens com menos oportunidades em iniciativas de voluntariado internacional, na perspectiva de influenciar as políticas europeias na área.

Durante o período de implementação do projecto, a Palombar recebeu duas voluntárias francesas, enviadas pela Union Rempart, e 4 voluntários italianos, através do CESC Project, tendo sido a única entidade a estabelecer parcerias com organizações de dois dos três países envolvidos. A esta colaboração com Itália juntou-se também a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), que recebeu de igual modo 4 voluntárias, no âmbito de um mesmo projecto conjunto.

Ainda que os relatórios do projecto dêem conta do seu sucesso, medimo-lo antes pelas experiências positivas vividas pelos jovens que recebemos e pela sua inserção posterior no mercado de trabalho.

Obrigado aos parceiros (CESC Project e Union Rempart) e a todos os jovens envolvidos (Lila Magnac, Maëva Cruz, Alberto Siracusano, Gilda Campana, Roberto Talloru e Michela di Meo)!

Saiba mais sobre o projecto aqui