Programa Escolar 2017/2018 do Projecto LIFE Rupis | Ciclo Completo

Esta semana completamos com sucesso o ciclo de actividades do Programa Escolar 2017/2018 do Projecto LIFE Rupis – Conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro, com os/as alunos/as dos Agrupamentos de Escolas de Mogadouro e Miranda do Douro.  

Na semelhança do ano lectivo anterior, a Palombar esteve juntamente com a SPEA a dinamizar actividades nos dois agrupamentos, alcançando um total de 294 alunos/as, pertencentes a 17 turmas do 1º, 2º e 3º Ciclo. O programa teve início em Novembro de 2017 integrando 3 fases distintas, complementares entre si.

DSC00891.JPG

Numa primeira fase, foram dinamizadas sessões em contexto de sala de aula. Actividades com sons e imagens das espécies-alvo do projecto em tamanho real, exercícios de reflexão e debate de soluções para as ameaças das espécies-alvo, são exemplo de algumas das actividades dinamizadas nestas sessões. Um dos objectivos é de facto dar a conhecer e potenciar a ligação com estas espécies emblemáticas que se encontram em vias de extinção e sensibilizar a comunidade educativa para a importância de termos tod@s um papel activo na sua conservação.

_MG_5050.JPG

Numa segunda fase, a equipa de educação ambiental do projecto realizou saídas de campo com cada uma das turmas participantes, possibilitando um contacto e valorização dos habitats das espécies-alvo, bem como o reconhecimento e identificação das espécies de aves que os/as sobrevoavam através da tão esperada manipulação e utilização de material óptico (binóculos e telescópio). Muitas foram as expressões de surpresa e admiração perante o tamanho e envergadura dos animais, e com o tão elevado número que foi possível observar em algumas saídas.

IMG_20180612_105311.jpg

Para o privilégio de algumas turmas participantes, algumas saídas de campo foram presenteadas com o sobrevoo de indivíduos das espécies-alvo, sendo possível observar nitidamente tanto o britango (Neophron percnopterus) como a águia-perdigueira (Aquila fasciata) e, noutros casos grandes grupos de grifos (Gyps fulvus), proporcionando-lhes a apreciação de um espectáculo natural a curta distância.  De facto, os/as alunos/as ganharam outra percepção acerca do que paira e circunda o céu da região, conseguindo experiênciar a componente prática das aprendizagens efectuadas nas sessões anteriores do projecto.

IMG_20180424_103205.jpg

Considerando que o Rupis pretende intervir de uma forma inclusiva e continuada, no âmbito do programa escolar do projecto foi lançado um desafio aos/às alunos/as envolvendo os/as encarregados/as de educação e professores/as. Incentivando à criatividade, propomos darem “asas” à sua imaginação e criarem trabalhos variados acerca dos conteúdos apresentados na actividade 1.

20180614_110006.jpg

Assim para fechar este ciclo de actividades de uma forma simultaneamente pedagógica e artística, nesta semana foram realizadas as inaugurações das exposições dos trabalhos finais verificando-se o empenho e dedicação dos/as alunos/as, pais e professores na criação de belas obras de arte que espelham uma mensagem de conservação da natureza. Nesse momento foram também entregues Certificados de Participação a todas as turmas e agrupamentos do Programa como forma de valorizar e assinalar o seu envolvimento e compromisso na preservação do património natural que os envolve.

20180614_112829.jpg

Neste tópico parece-nos interessante partilhar que em Miranda do Douro tivemos duas turmas que estando integradas no plano do ano passado, quiseram este ano voltar a participar na exposição criando fantásticas esculturas de aves em papel.

20180614_110048.jpg

Um belo percurso realizado ao longo de mais um ano lectivo que sentimos ter deixado muitas “sementinhas” de interesse e consciência ecológica, fortalecendo o vínculo de toda a comunidade escolar de Mogadouro e Miranda do Douro à biodiversidade local.

Em Outono o RUPIS volta às escolas para mais um ano de aprendizagens, partilhas e descobertas!

 

Acompanhe-nos de perto em

www.rupis.pt

http://rupis.pt/pt/educacao-ambiental/programa-escolar/