Intercâmbio de Recuperação de Património Rural em França: Palombar recruta 6 voluntários/as

A Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, no âmbito de uma parceria realizada com a associação francesa Rempart, está a recrutar 6 voluntários/as para integrar um intercâmbio do programa Erasmus + sobre Recuperação do Património Rural, o qual irá decorrer no sul de França, na aldeia de Périllos, entre os dias 30 de junho e 13 de julho de 2019, dinamizado pela associação Terre de Pierres.

Intercânbio Périllos.jpg

Durante duas semanas, voluntários/as de Portugal, França e Itália vão unir-se neste intercâmbio para ajudar a reconstruir a pequena aldeia francesa de Périllos, com recurso a técnicas de construção tradicional. Esta será uma experiência única de partilha de conhecimentos, intercâmbio cultural e vida comunitária. O programa inclui ateliers práticos sobre recuperação do património rural, atividades culturais, visitas e debates sobre o património, entre outras ações.

A aldeia de Périllos é um local isolado e encantador. Trata-se de uma aldeia que se encontra atualmente em ruínas e onde não há habitantes, nem comércio, nem sistema de água canalizada. A antiga escola da aldeia foi transformada numa casa comunitária onde são acolhidos os/as voluntários que participam nas obras de reconstrução.

Périllos, França. Fotografia | Terre de Pierres

Périllos, França. Fotografia | Terre de Pierres

INSCRIÇÃO

Quem pode inscrever-se?

Jovens com idades entre os 18 e os 30 anos.

Os/as jovens da região de Trás-os-Montes terão prioridade no processo de seleção dos/as voluntários/as.

Para participar neste intercâmbio, deverá tornar-se sócio/a da Palombar. Poderá fazê-lo aqui.

Como?

Envia uma mensagem de e-mail com o assunto "Inscrição no Intercâmbio Périllos" para palombar@palombar.pt, com o teu nome completo, idade e contactos, a indicar a tua intenção de participar neste intercâmbio, bem como os motivos que te levam a querer integrar esta iniciativa. Ao demonstrares a tua intenção em participar neste intercâmbio, irás receber toda a informação necessária.

Qual é o período de inscrição?

O período de inscrição decorre entre os dias 22 de maio e 10 de junho.

Vou ter alguma despesa financeira?

As despesas das viagens (através de reembolso do valor pago previamente pelos voluntários/as), das refeições e do alojamento serão todas asseguradas pela associação Rempart. Os voluntários terão de pagar apenas o valor de 30 euros para ativação de um seguro de participação no evento.

Como vou para França?

O grupo de 6 voluntários recrutados pela Palombar vai para França de avião acompanhado por um monitor da Palombar, que estará também presente durante todo o intercâmbio a acompanhar os trabalhos e atividades desenvolvidos.