Festival Sons & Ruralidades comemora Dia Europeu da Rede Natura 2000 e Dia Internacional da Biodiversidade junto da comunidade escolar de Vimioso

Inserido nas atividades do Sons & Ruralidades - Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares, o Dia Europeu da Rede Natura 2000 e o Dia Internacional da Biodiversidade foram comemorados junto da comunidade escolar de Vimioso, com a realização de várias iniciativas por parte da Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural e da AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino.

O festival Sons & Ruralidades também pretende ser uma ferramenta de sensibilização da comunidade e das novas gerações para a importância de preservar a Natureza e a Biodiversidade e prover o necessário equilíbrio entre as atividades humanas e a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

Comemoração do Dia Europeu da Rede Natura 2000. Alunos/as do 4.º ano - Agrupamento de Escolas de Vimioso.

Comemoração do Dia Europeu da Rede Natura 2000. Alunos/as do 4.º ano - Agrupamento de Escolas de Vimioso.

Na terça-feira, 21 de maio, Dia Europeu da Rede Natura 2000, estivemos no Agrupamento de Escolas de Vimioso, onde foi realizada uma apresentação a alunos/as do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de explicar o que é a Rede Natura 2000 e a sua importância.

Os/as alunos/as foram igualmente informados sobre quantas tipologias de áreas protegidas existem e onde estão localizadas, tanto no território nacional, como europeu. Foi também explicado aos alunos/as o enquadramento histórico da implementação da Rede.

Os/as estudantes também participaram num jogo didático sobre a Teia Alimentar. Durante este jogo, foram convidados/as a representar um ser vivo inserido numa das seguintes categorias: produtores, decompositores, consumidores primários, secundário ou finais.

A seguir, foram criadas ligações com fios entre os diferentes seres vivos, criando uma teia para que se percebesse de que forma estamos todos interligados e conectados, direta ou indiretamente.

Posteriormente, os participantes introduziram elementos que afetavam o equilíbrio dos ecossistemas e que iam quebrando as ligações existentes. O objetivo era fazer com que estes percebessem que, ao interferir no equilíbrio dos ecossistemas, todos ficam prejudicados. O jogo terminou com uma reflexão sobre os impactos das ações humanas nos ecossistemas e sobre as medidas que podem ser adotadas para minimizar ou anular esses impactos.

Já no dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, alunos/as do 8.º ano de escolaridade tiveram a oportunidades de ver três documentários: 5 Reinos - Parque Natural do Douro Internacional, de Bárbara Cruz, Joaquim Betenano, Carlos Sousa e Paulo Fontes, um Documentário da Palombar e o Portugal - The wild side, da Wildstep Productions.

Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. Alunos/as do 8.º ano - Agrupamento de Escolas de Vimioso.

Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. Alunos/as do 8.º ano - Agrupamento de Escolas de Vimioso.

O objetivo foi proporcionar momentos de reflexão sobre a biodiversidade e a sua importância. Os/as alunos/as também participaram no jogo da Teia Alimentar e foram sensibilizados para a necessidade de proteger os processos ecológicos e a importância do papel do associativismo e das organizações não governamentais (ONG) na conservação da natureza e das estratégias e medidas de mitigação de impactos na biodiversidade.

Foi igualmente apresentada aos alunos/as uma contextualização do território onde estamos inseridos e das diferentes regiões biogeográficas, diferentes habitats, espécies e ecossistemas e principais grupos faunísticos presentes na Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maças e no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

O Sons & Ruralidades - Festival de Ecologia, Artes e Tradições Populares realizou-se nos dias 17, 18 e 19 e 21 e 22 de maio de 2019, no Parque Ibérico de Natureza e Aventura PINTA - Vales de Vimioso, no Concelho de Vimioso, organizado pela AEPGA, pela Palombar e pelo Município de Vimioso.