Festival Ibérico ObservArribas: três dias para descobrir as aves, paisagens e cultura únicas do Douro Internacional

A 3.ª edição do ObservArribas – Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro decorre entre os dias 31 de maio e 2 de junho. Este ano, o festival mudou-se para pleno centro de Miranda do Douro, onde haverá, entre outras novidades, uma mostra de cinema de ambiente.

Na sexta-feira, 31 de maio, será apresentado o documentário Portugal, Património Natural. E até 2 de junho, haverá dezenas de oportunidades de explorar as Arribas do Douro, descobrir águias e abutres, e conhecer de perto a cultura desta região ímpar.

IMG_9079_JoaquimTeodosioSPEA.JPG

Durante três dias, centenas de observadores de aves e amantes de natureza virão descobrir as aves, paisagens e tradições desta região esculpida pela natureza. Desde observar abutres e águias – as maiores aves da Europa – e fazer passeios e piqueniques no Parque Natural do Douro Internacional ao contacto com os burros mirandeses e danças tradicionais, o ObservArribas terá atividades para todos os gostos.

As principais protagonistas do festival serão, sem dúvida, as aves. Os participantes poderão aprender a identificar espécies pelo canto, ver as aves das arribas em cruzeiros pelo Douro, ou mesmo descobrir como as observações de cada um podem ajudar os cientistas que estudam e protegem as aves selvagens.

Britango.

Britango.

Na feira dedicada aos produtos e serviços ligados à natureza e à região no Largo do Castelo, bem no centro de Miranda do Douro, miúdos e graúdos terão oportunidade de pôr mãos à obra: os adultos podem fazer película aderente sem plásticos, a partir de cera de abelha, enquanto os mais novos reutilizam materiais do dia a dia para fazer binóculos. E todos vibrarão com os “Cães CSI” na demonstração do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.

Com dezenas de atividades a decorrer ao longo dos três dias, não só em Miranda do Douro, mas também nos outros concelhos do Parque Natural do Douro Internacional (Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo), e no Parque Natural Arribes del Duero, do lado espanhol, o III ObservArribas convida os amantes de natureza a explorar a beleza natural e cultural das Arribas do Douro.

Mais informações podem ser consultadas em www.observarribas.com.