Palombar adere à Manifestação Faz pelo Clima porque não há Planeta B

A Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural marcou presença na Manifestação Faz pelo Clima que decorreu na passada sexta-feira, 24 de maio, em Bragança, na praça Cavaleiro de Ferreira.

Dezenas de alunos/as de vários agrupamentos de escolas exigiram ao Governo uma ação mais eficaz e medidas concretas que visem combater as alterações climáticas e preservar a Natureza, a biodiversidade e os ecossistemas. Na manifestação, também estiveram presentes várias organizações e a população em defesa desta causa.

Manifestação Faz pelo Clima - Bragança

Manifestação Faz pelo Clima - Bragança

A Palombar, enquanto associação de conservação da Natureza, considera ser fundamental a mobilização dos jovens e da sociedade em geral para as questões relacionadas com as alterações climáticas e a preservação da Natureza, pois só com a intervenção ativa de todos/as será possível avançar com medidas efetivas para travar o atual processo de degradação do nosso Planeta Terra.

A Avaliação Global realizada pela Plataforma Intergovernamental de Política de Ciência sobre Biodiversidade e Serviços do Ecossistema (IPBES, na sigla em inglês), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Ambiente, mostra que a agricultura e a pesca são os maiores fatores de destruição dos ecossistemas, conseguindo uma taxa de extinção de espécies que é entre dezenas a centenas de vezes superior às médias dos últimos dez milhões de anos. Os efeitos das alterações climáticas causadas pela queima do carvão, petróleo e gás produzido pela indústria de combustíveis fósseis é outro fator determinante para a ameaça à biodiversidade e ao meio ambiente.

Devido à degradação dos ecossistemas, atualmente, existe um milhão de espécies em risco de desaparecer, num universo de oito milhões de plantas, insetos e outros animais.

Não há Planeta B. Depois de décadas e décadas de alertas, dados, relatórios e estudos que apontam todos no mesmo sentido, agora, mais do que nunca, é urgente agir, e agir rapidamente. E é com foco na ação pela conservação do nosso Planeta Terra que trabalhamos todos os dias.

Manifestação Faz pelo Clima - Bragança

Manifestação Faz pelo Clima - Bragança