ICNF confirma presença de urso-pardo no Parque Natural de Montesinho

A presença de um urso-pardo (Ursus arctos) dispersante no Parque Natural de Montesinho (PNM), no distrito de Bragança, foi confirmada esta quarta-feira, 8 de maio, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no seu site oficial.

Urso-pardo | Fotografia APG

Urso-pardo | Fotografia APG

Segundo indica o ICNF, "pelo menos um indivíduo dispersante da população do Norte de Espanha, muito provavelmente oriundo da subpopulação ocidental da Cordilheira Cantábrica" tem sido avistado e monitorizado no PNM pelo instituto.

"Em Espanha, nas últimas duas décadas, foram registados movimentos de indivíduos em áreas próximas do distrito de Bragança, em concreto do PNM. Estas incursões dizem respeito a machos jovens em dispersão em torno das populações estáveis existentes a norte, na Cordilheira Cantábrica", explica o ICNF.

O ICNF refere ainda que "está, em articulação com as autoridades homólogas de Espanha, a acompanhar neste território de fronteira a presença deste indivíduo".

Atualmente, o urso-pardo está dado como extinto no território nacional. Os últimos registos que evidenciam a presença desta espécie em Portugal são do séc. XVIII até finais do séc. XIX. O último exemplar da espécie de que havia registo até agora fora abatido na Serra do Gerês, em 1843.

Sobre o urso-pardo

O urso-pardo mede entre 1,5 e 2,0 metros e tem cerca de 8 a 10 cm de cauda, que está oculta sob o pêlo. A sua pelagem é de cor pardo-clara até quase ao negro e as crias exibem, por vezes, uma espécie de colarinho branco.

Regista atividade diurna e noturna. É um animal solitário, mas sociável para com os seus congéneres, se o alimento for abundante. A fêmea tem as crias no interior da gruta onde hiberna. A gestação dura entre 6 a 7 meses e, normalmente, nascem entre 2 a 3 crias. Estas nascem surdas e cegas e durante 2 anos são acompanhadas pela progenitora.

É uma espécie omnívara, come bagas, frutos, raízes, caules, rebentos, mel, formigas, larvas, entre outros alimentos.