Palombar

pesquisa

 

Scroll Down

CICLO DE CINEMA

Ativismo Ambiental é o tema transversal a todos os filmes que a Palombar propõe para o CICLO de CINEMA '20. Este é um tema central que urge ser debatido, numa altura em que a crise climática e a extinção de espécies ameaçam a sustentabilidade da vida na Terra. As sessões são gratuitas e decorrerão nos dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, na Antiga Escola Primária de Uva (Vimioso). Revelaremos em breve os nomes e as sinopses de todos os filmes que poderá ver num ambiente acolhedor e de partilha de ideias.

 

FILMES

GUADIANA SELVAGEM | 5 FEV
Realizador Daniel Pinheiro
Ano 2018
Género Documentário
País Portugal
Duração 45'

O documentário Guadiana Selvagem do realizador Daniel Pinheiro é uma viagem que nos leva a desbravar a riqueza natural do Vale do Guadiana. Com imagens deslumbrantes que nos transportam para uma das regiões mais belas do país, este documentário mostra-nos toda a beleza selvagem dos habitats, da fauna, da flora e das paisagens deste Vale com características únicas. O objetivo é contribuir para a valorização da sua biodiversidade e ecossistemas, bem como alertar para as ameaças que sobre eles pairam.
Este documentário de história natural foi produzido no âmbito do projeto Geração Bio, promovido pela Câmara Municipal de Mértola com o apoio do Programa POSEUR//Portugal 2020 Fundo de Coesão da União Europeia.
Um documentário único e imperdível!  

INJUSTIÇA (Grit) | 12 FEV 
Realizadores Cynthia Wade & Sasha Friedlander
Ano 2018
Género Documentário 
Países Estados Unidos, Indonésia e Dinamarca 
Duração 80'
 
Vencedor do 25.º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, este documentário conta a história de luta da jovem ativista Dian, sobrevivente de uma catástofre ambiental que enterrou 16 aldeias em Java Oriental, na Indonésia, com 18 metros de lama tóxica. Filmado ao longo de seis anos, este documentário revela-nos a saga desta jovem e o seu ativismo político e social contra a multinacional indonésia Lapindo, uma empresa que explora gás natural, responsável pelo crime ambiental e humano. 
Junte-se a nós e descubra o percurso de uma criança que se transformou numa jovem politicamente ativa para resistir e lutar em defesa do ambiente a da sua própria vida. 

19 FEV | Filme surpresa
Junte-se a nós.

VALLE DE LOBOS | 26 FEV
Realização Más que pájaros
Ano 2019
Género Documentário
País Espanha

Valle de Lobos é o "conto" sobre lobos reais que não te contaram, um documentário único e revelador filmado num lugar real: Valdelugueros, o Vale dos Lobos, na Cordilheira Cantábrica, em Espanha.
Produzido pela organização Más que pájaros, este documentário conta uma história real para revelar uma verdade que muitos querem negar: que viver com o lobo é não só possível, como necessário e compatível com a vida nas aldeias. Para isso, basta basear-se no que a ciência já provou sobre a sua importância, funções e comportamentos.
Com uma narrativa inspirada numa "ficção desejada", este documentário apresenta personagens bem reais (cientistas, criadores de gado e habitantes das montanhas), com dados reais, num ambiente real: Valdelugueros.
Prepare-se para conhecer o lobo como ele realmente é.