Palombar

pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

7 Fevereiro, 2020

Campanha alerta e sensibiliza para importância da agricultura sustentável como ferramenta de combate às alterações climáticas

Campanha alerta e sensibiliza para importância da agricultura sustentável como ferramenta de combate às alterações climáticas

Imagem Plataforma Transgénicos Fora.

A campanha "Agroambientais sem glifosato/herbicidas - Por uma agricultura regenerativa, climática, sem OGM e com mais carbono no solo", promovida pela Plataforma Transgénicos Fora (PTF), vai ser lançada publicamente esta segunda-feira, 10 de fevereiro, às 9h30, numa sessão que decorrerá na Herdade do Esporão – Torre (Reguengos de Monsaraz).

Uma agricultura sustentável e amiga do ambiente é fundamental não só para travar o processo de degradação dos habitats e as consequências das alterações climáticas, como também para pomover uma alimentação mais saudável e nutritiva.

A campanha tem como principais objetivos: excluir o herbicida glifosato dos modos de produção agrícola; limitar o uso de outros herbicidas de síntese química; reduzir o uso de outros pesticidas, em particular os de maior toxicidade; promover práticas agrícolas capazes de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (CO2, CH4, N2O) e aumentar o sequestro de carbono no solo; excluir as culturas geneticamente modificadas (OGM) das Medidas Agroambientais; alterar as regras das medidas agroambientais de modo a reforçar a componente ambiental; majorar as ajudas agroambientais aos agricultores que apliquem o maior número de práticas agrícolas mais favoráveis à melhoria da fertilidade do solo e ao sequestro de carbono e contribuir para inverter a tendência de desertificação física (erosão e degradação do solo) que já está a ocorrer em várias regiões de Portugal, principalmente no interior.

"Fala-se da urgência de reduzir, a todo o custo, as emissões de G.E.E. (gases de efeito de estufa) para travar as alterações climáticas, mas poucos falam da possibilidade de as reverter através da agricultura. Afinal, há soluções eficazes para os problemas atuais, mas falta aplicá-las em larga escala. Depois de décadas de desacordo entre os cidadãos e o poder, estamos finalmente perante um discurso político, a nível europeu e nacional, que valoriza a preservação do ambiente. Mas as palavras só por si são insuficientes, se queremos concretizar as mudanças preconizadas é necessário que a palavra e a ação estejam em sincronia, fechando o hiato que as tem separado e gerado o desconcerto do mundo. É esse o apelo e o contributo da Plataforma Transgénicos Fora através desta campanha", afirma a organização.

A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural é uma das organizações que integram a Plataforma Transgénicos Fora. 

Saiba mais aqui.