Palombar

pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

20 Maio, 2020

Dia Mundial da Abelha: um alerta para o risco de extinção iminente

Dia Mundial da Abelha: um alerta para o risco de extinção iminente

Abelha-europeia. Fotografia Ivar Leidus/Wikicommons.

As abelhas estão a desaparecer e hoje é o dia de alertar para os perigos de uma extinção iminente. Cerca de 1/3 das populações de abelhas na Europa estão já em forte declínio e 20% das espécies ameaçadas são endémicas. A poluição ambiental, as alterações climáticas, as espécies invasoras e as doenças, a exploração agrícola intensiva e o uso de pesticidas, e as mudanças na utilização dos solos e a perda de habitats são os responsáveis.

Hoje é o Dia Mundial da Abelha, o dia para lembrarmos que estes insetos são essenciais e que nós os devemos conservar e proteger. O equilíbrio dos ecossistemas, a biodiversidade e a nossa alimentação dependem disso.

O Dia Mundial da Abelha, 20 de maio, foi instituído em dezembro de 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por proposta da Eslovénia, e comemorado pela primeira vez em 2018. Por que 20 de maio? Foi o dia em que, no ano de 1734, nasceu o pioneiro da apicultura moderna, o esloveno Anton Janša.

As abelhas e outros insetos polinizadores são fundamentais para assegurar o equilíbrio dos ecossistemas e para fomentar a biodiversidade. O declínio da população de polinizadores afeta várias espécies de plantas, que podem até desaparecer, por dependerem destes animais para o seu ciclo de vida, direta ou indiretamente.

Estima-se que 78% das espécies de plantas selvagens e 84% das espécies usadas na agricultura na União Europeia dependam, pelo menos parcialmente, de insetos para a produção de sementes. A polinização feita pelos insetos ou outros animais também garante uma melhor qualidade de frutos, vegetais e sementes. A redução do número ou da diversidade das populações de polinizadores tem um grande impacto na segurança alimentar, ao diminuir drasticamente a produtividade das plantações.

O objetivo da criação deste dia é reconhecer o papel das abelhas e outros polinizadores para os ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável, bem como aumentar a consciencialização sobre a sua importância e as ameaças que enfrentam. Adicionalmente, pretende-se promover a implementação de medidas que contriburam para a sua proteção e conservação.

Vamos salvar as abelhas e os agricultores!
A rede Save Bee and Farmers está a trabalhar para isso.
Também pode fazer parte desta iniciativa.
Saiba como aqui www.savebeesandfarmers.eu