Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

22 Maio, 2020

Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 quer aumentar áreas protegidas na terra e no mar

Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 quer aumentar áreas protegidas na terra e no mar

Fotografia DR.

A Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 foi lançada no dia 20 de maio pela Comissão Europeia (CE) e um dos principais objetivos do documento é aumentar, em pelo menos 30%, as áreas protegidas na terra e em 30% as localizadas no mar, no território Europeu, alargando, desta forma, a Rede Natura 2000.

São também metas da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 recuperar os ecossistemas degradados na terra e no mar em toda a Europa; promover a agricultura biológica e preservar e proteger as características paisagísticas ricas em biodiversidade nas terras agrícolas; travar e inverter o declínio das populações de polinizadores; reduzir o uso de pesticidas e o risco a eles associados em 50% até 2030; restabelecer o curso natural de, pelo menos, 25 000 km de rios da União Europeia (UE) e plantar 3 mil milhões de árvores até 2030.

Prevê-se um investimento de 20 mil milhões de euros por ano para conservar e proteger a biodiversidade através de várias fontes, incluindo fundos da UE e financiamento nacional e privado.

A nova estratégia quer colocar a UE numa posição de liderança mundial na resposta à crise global da biodiversidade marcada pela extinção de espécies a nível mundial.

No âmbito do Pacto Verde Europeu, que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, promover o crescimento ecológico e chegar à neutralidade carbónica em 2050, a CE pretende implementar um modelo económico sustentável que dê ao Planeta Terra mais do que retira dele. Proteger e conservar a biodiversidade e a natureza através da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 será um passo essencial nesse caminho. 

+ INFO
Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 
PDF