Palombar

pesquisa
  • VOLUNTARIADO

VOLUNTARIADO

 A força conjunta que nos move

Scroll Down
O voluntariado e os valores a ele associados são essenciais para a Palombar. Os/as voluntários/as enriquecem e dão vida e dinâmica à organização, contribuindo de forma significativa, frequente e continuada para assegurar as suas ações, projetos e atividades. O facto de considerarmos que a experiência prática é uma das mais eficazes ferramentas de formação e de sensibilização foi o que esteve na base da criação do nosso Programa de Voluntariado, que está ativo durante todo o ano.
 

 

SEJA VOLUNTÁRIO/A!
Os/as voluntários/as que se identifiquem com a missão e com os objetivos da Palombar poderão contribuir para a organização.


Quem pode ser voluntário/a?
Todas as pessoas com vontade de colaborar com a Palombar, maiores de 18 anos (os menores interessados deverão ser acompanhados por adultos).

Onde é que os/as voluntários/as trabalham?
Na sede da Palombar na aldeia de Uva (concelho de Vimioso, distrito de Bragança) e na região do Nordeste Transmontano. Os/as voluntários/as ficarão alojados numa das casas da Palombar em Uva, que partilharão com outros/as voluntários/as e trabalhadores/as da organização. 
Quando decorre o voluntariado e durante quanto tempo?
O Programa de Voluntariado está ativo durante todo o ano, mas é necessário confirmar, com antecedência, a disponibilidade da Palombar em receber os/as voluntários/as durante o período pretendido. 

Que tarefas são desempenhadas pelos/as voluntários/as?

Os/as voluntários/as acompanharão os técnicos da Palombar e dar-lhes-ão apoio nas mais variadas tarefas, algumas das quais só acontecem em determinadas épocas do ano:
- Manutenção de cerca de 60 pombais;
- Manutenção de cerca de 150 Unidades de Alimentação Artificial para perdiz e coelho-bravo;

 
- Manutenção de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas (CAAN);
- Apoio em ações de educação ambiental;
- Vigilância e prevenção de incêndios;
- Recolha de sementes, sementeira, manutenção do viveiro e plantação de árvores autóctones;
- Monitorização de aves e mamíferos;
- Apoio à organização dos Campos de Trabalho Voluntário Internacionais (CTVI);
- Realização de pequenos trabalhos de restauro da arquitetura vernácula;
- Poderão ser ainda desenvolvidas outras atividades, no caso de os/as voluntários/as serem especializados em áreas específicas (por ex. ter experiência em identificação de aves, gestão de base de dados, formação em arquitetura, etc.) 

O que é que a Palombar oferece em troca?
A Palombar garante o alojamento dos/as voluntários/as numa casa partilhada, em Uva, bem como o seguro contra acidentes pessoais. Os/as voluntários/as são responsáveis pelo transporte até Vimioso e pelas despesas de alimentação. 

Como posso demonstrar o meu interesse em fazer voluntariado na Palombar?

Basta escrever um e-mail para palombar@palombar.pt a expor a sua proposta de colaboração (áreas de trabalho de interesse, período de voluntariado pretendido, etc.), bem como indicar a motivação para fazer voluntariado na nossa associação. A equipa da Palombar irá avaliar a sua proposta. 

VOLUNTARIADO INTERNACIONAL DE LONGA DURAÇÃO

SERVIÇO CIVIL ITALIANO - CESC project 
Todos os anos, quatro voluntários/as italianos/as colaboram durante um ano com a Palombar, no âmbito de uma parceria realizada entre a organização e o Serviço Civil Italiano - CESC project que teve início em 2015. O Serviço Civil Italiano pretende contribuir para promover a educação e a paz entre os povos, bem como os valores fundadores da República Italiana, através de ações que beneficiam as comunidades e o território. O serviço civil italiano representa uma importante oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional para jovens, e é um recurso indispensável e vital para o progresso cultural, social e económico. O CESC Project  visa promover e desenvolver o serviço civil tanto em Itália, como noutros países, e atividades com foco na construção de uma cidadania consciente. Tem como objetivo contribuir para a criação de uma convivência civil solidária e pacífica. O CESC Project desenvolve e implementa programas de cooperação internacional, voluntariado internacional e local.

SERVIÇO CIVIL FRANCÊS - Union Rempart 
Através de uma parceria estabelecida em 2014 com o Serviço Civil Francês - Union Rempart, a Palombar acolhe um/a voluntário/a francês/a por um período de um ano, o/a qual colabora e participa nas atividades e ações desenvolvidas pela organização. O Serviço Civil Francês é um compromisso voluntário ao serviço do interesse geral, aberto a jovens com idades entre os 16 e os 25 anos, estendido a 30 anos para jovens com deficiência. Está acessível a todos e ocorre em França ou no exterior. A associação Union Rempart tem como missão promover o restauro e a conservação do património edificado para que este possa ser um legado para as gerações futuras. Resulta da vontade de cidadãos/ãs organizados/as, preocupados/as com a sua herança e comprometidos/as coletivamente com a sua preservação. Desenvolve o seu trabalho a nível local, nacional e internacional, numa dinâmica de parcerias e redes.

 

VOLUNTARIADO INTERNACIONAL DE LONGA DURAÇÃO

CAMPOS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO INTERNACIONAIS

Os Campos de Trabalho Voluntário Internacionais (CTVI) foram criados em 2004 e consistem em atividades organizadas especialmente para voluntários/as, que se propõem a contribuir com horas de trabalho para a realização de uma determinada tarefa útil para a comunidade. 
Os CTVI organizados pela Palombar, em colaboração com vários parceiros, têm como principal objetivo promover a recuperação do património rural utilizando técnicas de construção tradicionais e ecológicas, mas também a realização de ações em prol da conservação da natureza; em ambos os casos, associa-se-lhes a criação de um espaço de aprendizagem informal, tanto a nível técnico como pessoal e de desenvolvimento do sentido de cidadania.
Os grupos de voluntários dos CTVI são geralmente compostos por 10 a 25 pessoas e as inscrições estão abertas a todos/as os/as interessados/as. 
Uma parceria de mais de uma década realizada entre a Palombar e a associação francesa Union Rempart assegura a maioria dos participantes dos CTVI, que chega até nós através desta entidade.

 

CAMPOS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO INTERNACIONAIS

CTVI: proponha a recuperação de um elemento do património rural

A Palombar atribui grande importância à utilidade que é dada ao património depois de reconstruído - por acreditar que o uso é o melhor método de conservação -, bem como ao estabelecimento de parcerias que estimulem a colaboração e o trabalho em rede. Algumas das ações de recuperação realizadas durante os CTVI beneficiaram/beneficiam outras associações e comunidades e é nosso objetivo continuar a alargar estas iniciativas a novas entidades.
Caso a sua associação, comunidade ou entidade sem fins lucrativos tenha um elemento de património rural para recuperar, preencha o formulário abaixo. A Palombar irá avaliar a viabilidade de cada proposta. 
CTVI: proponha a recuperação de um elemento do património rural