Palombar

Pesquisa

 

Scroll Down

Novembro pela Floresta | 11 de novembro 2023 | Uva (Vimioso)

No dia 11 de novembro, vamos organizar, na aldeia de Uva (concelho de Vimioso), uma jornada dedicada à recolha de sementes de espécies de flora autóctones, as quais serão, posteriormente, utilizadas nos viveiros da Palombar e no âmbito de projetos de reflorestação, como o UP4REHAB - Unidade de Paisagem para o Restauro de Habitats de Algoso, que pretende promover o restauro de montados de sobro, através da reconversão de eucaliptais para este habitat na área intervencionada.
 
Junte-se a nós nesta jornada dedicada à floresta autóctone! 
A atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória, a ser realizada até ao dia 9 de novembro.

PROGRAMA
9h30 às 17h30 - atividades de recolha de sementes
Almoço volante oferecido pela organização
Ponto de encontro: Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais, em Uva, na sede da Palombar

O QUE SÃO AS ÁRVORES AUTÓCTONES E POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES?

As árvores autóctones são árvores originárias do próprio território. Assim, a floresta autóctone portuguesa é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país. Carvalhos, medronheiros, castanheiros, azinheiras e sobreiros são exemplos de algumas árvores autóctones de Portugal.

As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas.

São também importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies de animais autóctones que estão em risco de extinção; ajudam ainda a manter a fertilidade do solo e o equilíbrio biológico das paisagens.

As florestas autóctones são fundamentais para regular melhor o ciclo hidrológico e a qualidade da água e, apesar de registarem um crescimento mais lento, quando bem desenvolvidas, são normalmente mais resistentes aos incêndios florestais.

As florestas autóctones são, por isso, essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas locais!