Palombar

Pesquisa

 

Scroll Down

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DE NATUREZA

A Palombar associou-se à Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, que decorrerá nos próximos dias 3 e 4 de Junho em Santulhão, com a dinamização de um Workshop de Fotografia de Natureza, conduzido pelo fotógrafo João Ferreira.

Fotografar fauna selvagem em condições naturais é um exercício de persistência e tenacidade. Um fotógrafo de natureza tem de ser criativo, tanto na composição fotográfica como na metodologia no campo. Para que se consiga fotografar determinada espécie é necessário conhecer a sua biologia, ecologia, hábitos e rotinas. E é preciso muita habilidade técnica para aproveitar as raras ocasiões em que há a oportunidade de o fazer.


Legenda: Fêmea de lobo-ibérico (Canis lupus signatus), no PNPG, pela lente de João Ferreira.

OBJETIVO
Este workshop de 2 dias, com componentes teóricas e práticas pretende dar a conhecer aos participantes as bases da fotografia de vida selvagem, a dominar algumas técnicas e a interpretar vestígios e outros sinais de presença de fauna selvagem.


PÚBLICO-ALVO

Trata-se de um workshop teórico-prático presencial de 16 horas, dirigido a todos que ambicionam iniciar-se na fotografia da vida selvagem, mas também a entusiastas que queiram aprofundar conhecimentos.


PREÇO
40€/pessoa (com refeições incluídas)


Número máximo de participantes 20


INSCRIÇÃO
A inscrição no curso poderá ser realizada diretamente no nosso site, através do preenchimento do formulário disponível abaixo, ou por meio do envio de uma mensagem de correio eletrónico para o endereço palombar@palombar.pt, com o seguinte assunto: Workshop de Fotografia de Natureza - Inscrição.

 

PROGRAMA


SÁBADO
3 de Junho

9h00-12h30
Noções básicas, material e técnicas de fotografia de vida selvagem. Como encontrar fauna selvagem e como nos aproximarmos para a fotografar. Ética na fotografia de vida selvagem.

12h30-14h30
ALMOÇO

14h30-19h00
Saída de campo para rastreio de vestígios e locais de passagem e presença de fauna selvagem. Montagem de um set de fotoarmadilhagem.


DOMINGO
4 de Junho

9h00-12h30
Técnicas avançadas de fotografia de fauna: mamíferos, aves e pequena fauna. Análise e discussão de fotografias.

12h30-14h30
ALMOÇO

14h30-19h00

Passeio fotográfico e recolha do set de fotoarmadilhagem.

 

SOBRE O FORMADOR

João Ferreira, nascido em Oliveira S. Pedro, Braga, em 1987, desde cedo revelou grande entusiasmo pelo mundo natural, especialmente pela fauna, sendo comum em criança ficar durante horas a observar os diversos animais que encontrava. Desde as áreas rurais onde cresceu, aos passeios em família em áreas naturais, sempre aproveitou para estabelecer um contacto mais íntimo com a natureza.

Em adulto, a sua vida profissional nunca o colocou em contacto com o mundo natural, mas a paixão pela natureza manteve-se, caminhadas e passeios em meio natural sobretudo no Parque Nacional Peneda Gerês foram sendo rotina, até que achou que deveria partilhar as maravilhas que ia observando, de uma forma mais visual.

Assim, por volta de 2014, decidiu começar a fotografar. Desde aí, sobretudo de forma autodidata, (através de livros, documentários e conselhos de colegas mais experientes) foi-se especializando em rastrear, detetar e fotografar os animais que habitam o norte de Portugal.

Entende a fotografia de natureza como uma forma de documentar os seres vivos e ecossistemas, mas também, como uma forma de arte, que faz a ponte entre a sensibilidade humana e o mundo natural, sendo por isso uma ferramenta fundamental para a preservação dos valores naturais.

Desde que começou a fotografar, já passaram pelas suas lentes espécies como o lobo-ibérico, cabra-montês, corço, veado, lontra, toirão, águia-real, grifo, abutre-preto, picanço-de-dorso ruivo, poupa, salamandra-lusitânica, rã-ibérica, as duas víboras lusitanas, lagarto-d’agua, vaca-loura, aranha-vespa, entre muitas outras.

Já viu algumas das suas fotografias distinguidas em concursos como “Braga Natural”, “Gerês-Xurés: em fotografia”, “GENERG Fotógrafo de Natureza do ano - Insitu - Festival de Imagem de Natureza de Vouzela”, “Íris – Festival Imagem de Natureza de Terras de Bouro” e “Rewilding Photo Contest”. Já colaborou também em diversos projetos, workshops e palestras em múltiplos festivais e eventos.

Atualmente colabora com o “Município de Braga” na divulgação dos valores naturais do concelho e com a “Montes de Laboreiro” na divulgação dos valores naturais do PNPG.


Legenda: João Ferreira (à esquerda) e fotografia vencedora do 2º lugar da Categoria "Mamíferos" do concurso GENERG - Fotógrafo de Natureza do Ano, da sua autoria (à direita).


Legenda: Fotografia de uma fêmea de lagarto-d'água (Lacerta shreiberi), no PNPG, da autoria de João Ferreira.