Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

26 Janeiro, 2025

Dia Mundial da Educação Ambiental: mais do que sensibilizar, impulsionar a mudança e a ação

Dia Mundial da Educação Ambiental: mais do que sensibilizar, impulsionar a mudança e a ação

Educação ambiental: sessão de anilhagem de aves. Fotografia Palombar.

O Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado este domingo, 26 de janeiro. No cenário atual de mudanças climáticas, perda de biodiversidade, conflitos armados, migrações e outros grandes desafios, no qual há a necessidade urgente de preservar a natureza, o legado cultural e patrimonial e o bem-estar comum, destacamos a abordagem que implementamos nesta área, a qual, mais do que sensibilizar, pretende impulsionar a ação e a mudança para gerar impacto direto no terreno e benefícios para todos.

Uma visão abrangente e inovadora do conceito de Educação Ambiental

A Palombar tem uma visão abrangente do conceito de Educação Ambiental (EA), que vai além da sensibilização. Trata-se de uma conceção vasta, que engloba diferentes etapas, como a promoção da consciência por meio do conhecimento, o estímulo ao desenvolvimento de atitudes e valores com foco na nossa relação com o meio ambiente, a aquisição de habilidades práticas e reflexivas e o incentivo à participação ativa. Isso permite que as decisões comuns se tornem mais efetivas e responsáveis face aos desafios ambientais que enfrentamos enquanto comunidade. É um conceito que suplanta o entendimento tradicional de ambiente, abrangendo não apenas o meio natural, mas também os contextos social, económico e político, que estão interligados e são interdependentes.



Intervir com compromisso e responsabilidade coletiva

A aplicação desse amplo conceito visa aproximar os cidadãos das questões ambientais, promovendo a disseminação de conhecimento por meio de atividades que incentivem uma relação positiva com o meio ambiente e as suas múltiplas vertentes e promovam um senso de compromisso e responsabilidade coletiva. É com essa abordagem que a Palombar intervém, procurando desenvolver ações práticas e criativas, sob a ótica da cooperação e da proximidade. A missão da Palombar é indissociável desta visão de Educação Ambiental.



Programa Educativo e Prática Educativa

A Palombar elaborou um Programa Educativo amplo e diversificado para o público escolar, que inclui diferentes metodologias e um conjunto de ações multidisciplinares, as quais aliam o conhecimento, a arte e a ciência e diferentes práticas pedagógicas. Esta metodologia visa igualmente abranger várias formas de motivar e promover a ação junto da comunidade escolar, através de atividades práticas, reflexivas, observativas e/ou expositivas.

Mas, para além do público escolar, a prática educativa da Palombar também é direcionada para a comunidade no seu todo, através de visitas guiadas, passeios imersivos e interpretativos, formações, oficinas, palestra, programas de voluntariado, entre outros.

Um exemplo revelador de que é urgente apostar na Educação Ambiental nas escolas

O caso do sobreiro

Alunos do 8.º ano de uma escola da região de Trás-os-Montes envolvidos numa atividade enquadrada nos projetos Sentinelas e LIFE Rupis não saíam dos “muros” do recinto escolar para uma visita de campo há quatro anos. No início da atividade que desenvolvemos na altura, ao deixarem o autocarro, os jovens estavam cheios de energia, não sabendo muito bem como reagir ao facto de estarem num espaço livre em grupo e de terem uma “aula” no exterior.

De forma que os alunos gastassem alguma energia inicial, para que se pudessem concentrar e adotar comportamentos mais calmos, para não prejudicar a vida selvagem, e permitir observar, por exemplo, britangos, a guia da Palombar disse-lhes, após uma breve introdução da atividade:

- Estão a ver aquele sobreiro lá ao fundo deste caminho? Corram livremente e encontramo-nos lá.

Ao que um aluno respondeu: - O que é um sobreiro? Onde é que ele está?

A guia percebeu que a dúvida não era só daquele aluno que teve a coragem de perguntar. De acrescentar que o sobreiro era bem visível e a única árvore no final do caminho.



Intervenção da Palombar no terreno é essencial, diferenciadora e inclusiva

Todos os dias, estes alunos veem exemplares desta espécie de Quercus, mas não a souberam identificar. Esta experiência mostra que é urgente apostar na Educação Ambiental nas escolas. Revela igualmente a importância da nossa intervenção no terreno e de proporcionar aos jovens o contacto com a natureza e a paisagem local. Mesmo nas zonas rurais, onde a convivência com os elementos naturais é mais espontânea e rotineira, comparando com o meio urbano, o contacto e conhecimento é pouco e está a perder-se. São necessárias intervenções que proporcionem esta relação direta com o território, os ecossistemas e a biodiversidade, mas também com quem nele trabalha diariamente, partilhando o seu saber, histórias e práticas.

Um grande desafio: garantir a continuidade e regularidade da Educação Ambiental

Um dos grandes desafios da Educação Ambiental é garantir a sua continuidade para além de uma única ação, ou seja, tornar as atividades contínuas e frequentes ao longo do tempo, de preferência num período anual, com o mesmo público, promovendo, assim, o fomento de um compromisso para a educação, conhecimento e ação. O grande objetivo final é garantir a formação de gerações com forte elo de ligação - assente também na relação emocional - com o território, a natureza, o património e a cultura locais.



Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro de Freixo de Espada à Cinta: um exemplo a seguir

No ano letivo de 2024/25, a Palombar iniciou um Programa Educativo em conjunto com o Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro de Freixo de Espada à Cinta, no âmbito do qual uma turma realiza mensalmente uma saída de campo com componente prática e intervenção no terreno. E, em cada mês, é trabalhada a temática de campo de forma multidisciplinar em sala de aula.

O desafio chegou à Palombar a convite deste agrupamento e foi prontamente aceite para esta experiência piloto. Avançámos com recursos próprios e a superar obstáculos porque acreditamos que a nossa missão também passa por encontrar soluções para os agentes do território, através de um trabalho conjunto. Aceitámos este projeto inovador por considerarmos que não é em duas ou três horas anuais que conseguimos despertar os três pilares fundamentais para criar um compromisso pessoal e coletivo perante as questões ambientais: Mind on, Hands on e Hearth on.

Para podermos desenvolver outras iniciativas como esta, é fundamental, por um lado, haver mais recursos para as organizações não governamentais de ambiente que cumprem este papel central na sociedade e, por outro, que as escolas sejam parte ativa e comprometida com esta causa, criando espaços para a implementação de Programas Educativos. Também será fulcral que uma nova Estratégia Nacional de Educação Ambiental tenha estas duas componentes como eixo de ação.



Mudar está nas nossas mãos

Seja parte ativa neste compromisso comum. Junte-se a nós, torne-se sócio/a, seja voluntário/a, participe nas nossas atividades, contribua com donativos e parcerias!

Por Sara Freire e Uliana de Castro