Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

27 Fevereiro, 2023

Palombar participa na primeira reunião que juntou promotores do projeto transfronteiriço DuraDOURO

Palombar participa na primeira reunião que juntou promotores do projeto transfronteiriço DuraDOURO

Encontro do projeto DuraDOURO em Alcañices, Espanha. Fotografia DR.

A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural participou, no dia 21 de fevereiro, em Alcañices, Espanha, na primeira reunião presencial que juntou os promotores do projeto de cooperação transfronteiriça DuraDOURO.

O encontro teve como objetivo reunir e recolher o contributo de produtores locais, agentes de conservação da natureza, artesãos e criadores de gado dos dois lados da fronteira luso-espanhola, com o intuito de conhecer o seu trabalho e procurar, em conjunto, propostas e soluções sustentáveis que contribuam de forma concreta para a preservação da paisagem e da biodiversidade do território.

Em representação da Palombar, esteve presente o médico veterinário Miguel Nóvoa, que abordou o trabalho desenvolvido pela Palombar no âmbito da conservação da natureza e do património rural e contribuiu para esse propósito.

O projeto DuraDouro está abrangido pelo programa europeu Interreg POCTEP e é promovido por três entidades espanholas - Fundación Santa María la Real, Hábitat Eficiente AEICE e Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero, e uma portuguesa, o Instituto Politécnico de Bragança.

Tem como meta divulgar recursos e experiências culturais, paisagísticas e humanas na região do Douro transfronteiriço, os quais foram já desenvolvidos em projetos anteriores como o "Flumen Durius", a "Rota Ibérica", a "Paisagem Ibérica" e o "Descubra o Douro". O grande propósito final do DuraDouro é, por isso, divulgar esses recursos e experiências, consolidá-los e integrá-los no território, transformando-os numa mais-valia efetiva para o futuro da região.