Palombar

Pesquisa
  • Projetos

Projetos

Conservação da natureza e do património rural 

Scroll Down
A Palombar desenvolve e integra vários projetos nacionais e internacionais, através dos quais cumpre a sua missão de conservar a biodiversidade e os ecossistemas e preservar o património rural construído. Os diversos projetos da organização contam com a colaboração de várias entidades parceiras. Alguns desses projetos estão a decorrer atualmente e outros já foram concluídos.

 

2024

LIFE SOS Pygargus

O projeto LIFE SOS Pygargus une conservacionistas, cientistas e agricultores com o objetivo de salvar o tartaranhão-caçador da extinção em Portugal e na parte ocidental de Espanha. Foi aprovado pelo Programa LIFE da União Europeia (UE) e tem um orçamento total de quase 11 milhões de euros, 75% dos quais (oito milhões de euros) financiados pela UE. O projeto será implementado no período 2024-2030. 

Water Bridges

O Water Bridges é um projeto de educação ambiental participativo e inovador centrado na conservação do cágado-de-carapaça-estriada. É coordenado pelo GREFA - Grupo de Rehabilitación de la Fauna Autóctona y su Hábitat, de Espanha, e tem como parceiro a Palombar, sendo financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia.  

OET Durius

O projeto OET Durius tem como objetivo principal criar o Observatório Ecológico Transfronteiriço do Douro e será implementado no período 2024-2027. É financiado em 75% pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 da União Europeia. Coordenado pela Fundação Santa María la Real, em Espanha, conta com vários parceiros, entre os quais a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural. 

NatuRural Heritage

O projeto NatuRural Heritage da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade (CES) da União Europeia (UE), tem como objetivo principal promover o restauro e a conservação do património rural e natural de aldeias do Nordeste Transmontano. Foi aprovado em maio de 2023 e será implementado durante o ano de 2024.

Soil@INT- Solos do interior

O projeto Soil@INT- Solos do interior: monitorizar para mitigar os efeitos das alterações climáticas tem como objetivo principal desenvolver uma rede de monitorização da saúde do solo para aumentar a resiliência climática dos recursos naturais. É coordenado pela Universidade de Aveiro e integra vários parceiros, entre os quais a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural. Tem financiamento do BPI - Fundação "la Caixa" e Fundação para a Ciência e a Tecnologia e será implementado no período 2023-2026. 

2023

Tour Poupa-Gotas

O projeto Por uma gota - Tour Poupa-Gotas foi aprovado pelo Fundo Ambiental em outubro de 2022 e tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade para a importância do consumo da água da torneira e outras fontes sustentáveis que favoreçam a redução da produção de resíduos, com foco no seu uso eficiente. É implementado no terreno em 2023. 

Vaca-loura

A Palombar integrou, em janeiro de 2023, a Rede de Embaixadores do projeto Vaca-Loura, que tem como objetivo principal compilar e organizar informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações daquele que é o maior escaravelho da Europa: a vaca-loura.

2022

Unidade de Paisagem para o Restauro de Habitats de Algoso

O projeto UP4REHAB - Unidade de Paisagem para o Restauro de Habitats de Algoso da Palombar foi aprovado em outubro de 2022 e é financiado em quase 745 mil euros pelo programa europeu COMPETE 2020 e iniciativa REACT-EU. Tem como objetivo principal promover o restauro de montados de sobro e a conservação do solo.

LIFE Aegypius return

O projeto "LIFE Aegypius return - consolidação e expansão da população de abutre-preto em Portugal e no oeste de Espanha", financiado pelo Programa LIFE da União Europeia e que arrancou em setembro de 2022, tem como objetivos principais aumentar a população de abutre-preto e melhorar o seu estado de conservação e estatuto de ameaça em Portugal.

LIFE EUROKITE

Em 2022, a Palombar celebrou um protocolo de colaboração com o projeto LIFE EUROKITE, que tem como objetivo central promover a proteção e conservação do milhafre-real na Europa, numa abordagem transfronteiriça e com foco na redução da mortalidade da espécie associada a ameaças de origem antrópica, com recurso ao uso da telemetria.

Searas com Biodiversidade: Salvemos a Águia-caçadeira

A Palombar assinou, no dia 17 de maio de 2022, o protocolo do projeto Searas com Biodiversidade: Salvemos a Águia-caçadeira, que visa proteger e conservar esta que é uma das espécies da fauna terrestre mais ameaçadas de extinção em Portugal.

Veja os vídeos

Observatório Europeu de Fauna Silvestre

A Palombar assina um protocolo de colaboração para integrar o Observatório Europeu de Fauna Silvestre, o qual promove a monitorização populacional e sanitária da fauna silvestre na Europa e foi criado no âmbito do projeto europeu ENETWILD.

Hands on - Volunteering teams for Rural and Natural Heritage

O projeto “Hands on - Volunteering teams for Rural and Natural Heritage” da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, desenvolvido e aprovado no âmbito do programa Volunteering in High Priority Areas do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) da União Europeia (UE), tem como objetivo principal promover o restauro e a conservação do património rural e natural do Nordeste Transmontano e será implementado durante o ano de 2022.

O Ensaio dos Abutres - documentário para escolas

A Palombar,  em conjunto com a companhia Peripécia Teatro, produziu um documentário de sensibilização ambiental sobre os abutres baseado no espetáculo de teatro "O Ensaio dos Abutres" e direcionado para as escolas. 

BBP - Business Biodiversity by Palombar

O Projeto Business & Biodiversity By Palombar (BBP) pretende criar, em conjunto com o tecido económico e empresarial, um habitat propício ao desenvolvimento de projetos de conservação da biodiversidade e do capital natural e humano, com impacto positivo na fauna, flora e habitats.

2021

Cogestão dos parques naturais do Douro Internacional e de Montesinho

A Palombar integra as Comissões de Cogestão dos parques naturais do Douro Internacional (PNDI) e de Montesinho (PNM). O Modelo de Cogestão das áreas protegidas é coordenado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). 

MammalNet: Colaboração com o IREC, UCLM-CSIC-JCCM

App iMammalia em PT. Em outubro de 2021, a Palombar realizou uma colaboração com o Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos da Universidade de Castilla-La Mancha (IREC, UCLM-CSIC-JCCM), em Espanha, no âmbito do projeto europeu MammalNet, tendo ficado responsável pela tradução e adaptação da aplicação iMammalia para português.

Networking Event - E se o urso-pardo voltar?

A Palombar organizou, em outubro de 2021, o Networking Event - E se o urso-pardo voltar?, um evento ibérico que teve como principal objetivo debater antecipadamente aquele que poderá ser um dos grandes desafios de conservação da natureza em Portugal: o potencial regresso do urso-pardo ao norte do país e a sua coexistência com o ser humano e lançar as fundações para futuras ações transfronteiriças de conservação da espécie no território nacional.

ENETWILD: Colaboração com o IREC, UCLM-CSIC-JCCM

A Palombar estabeleceu, em setembro de 2021, uma colaboração com o Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos da Universidade de Castilla-La Mancha (IREC, UCLM-CSIC-JCCM), em Espanha, no âmbito do projeto internacional ENETWILD.

LIFEPLAN: colaboração com o CIBIO-InBIO

A Palombar realizou em 2021 um protocolo de colaboração com o CIBIO-InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado da Universidade do Porto, no âmbito do projeto internacional LIFEPLAN - A Planetary Inventory of Life, coordenado pela Universidade de Helsínquia, na Finlândia.

2020

Reconecta-te à Natureza: as aves fazem mais do que cantar

Em outubro de 2020, é aprovado o projeto "Reconecta-te à Natureza - as aves fazem mais do que cantar", o qual tem financiamento do Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Ação Climática e é desenvolvido em territórios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).

Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre

É aprovada pelo Fundo Ambiental a candidatura da Palombar "Avaliação da Vulnerabilidade da Fauna Silvestre ao Uso Ilegal de Venenos e Reforço da Rede de Sentinelas contra o Furtivismo", desenvolvida em parceria com a Universidade de Oviedo, em Espanha, que veio reforçar o projeto Sentinelas iniciado em 2019 para criar uma Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre.

Estação de Anilhagem

A Palombar cria a primeira Estação de Anilhagem de Esforço Constante (EAEC) em Trás-os-Montes, localizada na aldeia de Vila Chã da Ribeira (concelho de Vimioso), com o principal objetivo de contribuir para o estudo científico da avifauna presente na região.

2019

Sentinelas

É aprovado o projeto 'Sentinelas – marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal'. Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental e realizado em território da Rede Natura 2000, em parceria com a Universidade de Oviedo, em Espanha.
1
2

Censo Nacional do Lobo-Ibérico 2019-2021

A Palombar ficou responsável pelo "Lote 3 - Nordeste Transmontano" do Censo Nacional do Lobo-ibérico 2019-2021, coordenado pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. 
2

PASSAPORTE NATURA 2000 - App

A aplicação (app) para dispositivos móveis Passaporte Natura 2000 funciona como um passaporte digital que permite descobrir a natureza, o património e as comunidades de áreas da Rede Natura 2000 em Portugal, a maior rede de áreas protegidas do mundo para a natureza.
1
2

Colaboração com a Universidade de Oviedo

A Palombar celebra um protocolo de colaboração com a Fundação Universidade de Oviedo (FUO), em Espanha, com vista ao desenvolvimento de vários projetos na área da conservação da natureza e da biodiversidade, em parceria com esta instituição de ensino superior.  
1
2

Hotspot de Biodiversidade

Em 2019, foi aprovado pelo Fundo Ambiental o projeto HotSpot de Biodiversidade, o qual é desenvolvido pela Palombar e pela AEPGA no SIC Rios Sabor e Maçãs.

2018

ConnectNatura

É aprovado o projeto da Palombar "ConnectNatura - Melhoria de Condições de Conectividade para a Fauna Silvestre entre áreas da Rede Natura 2000". Tem financiamento do Fundo Ambiental.
1
2

POR UMA GOTA

A Palombar integra o consórcio SACR – Sensibilização Ativa da Comunidade Rural, juntamente com a AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, no âmbito do qual foi desenvolvido o projeto 'POR UMA GOTA – pelo uso eficiente da água'. Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental.
2
1

2016

Junto à Terra - EDP

Desde o ano letivo 2016/2017 que a Palombar é parceira da componente prática do projeto Junto à Terra (JaT), um projeto de educação ambiental dirigido para a comunidade escolar que nasceu da estratégia definida pela EDP para mitigar o impacte na biodiversidade decorrente dos aproveitamentos hidroelétricos do Baixo Sabor e Foz Tua.  
1
2

2015

LIFE Rupis

Em 2015, foi aprovado o projeto LIFE Rupis, no qual a Palombar participa como parceira. Este projeto tem como objetivo reforçar as populações de britango e de águia-perdigueira no vale do rio Douro.
2
1

2012

Grupo Nordeste

Desde 2012, a organização integra a equipa do Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável, que tem vindo a implementar as Medidas Compensatórias do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, financiadas pela EDP.

2007

Pombais tradicionais - REN

Recuperação de cinco pombais tradicionais no âmbito das Medidas Compensatórias da Linha Mogadouro – Valeira, financiadas pela REN – Redes Energéticas Nacionais
1

PEAR

Entre 2007 e 2009, a Palombar foi uma das seis organizações locais envolvidas na implementação do 'Plano de Emergência para a Recuperação de Três Espécies de Aves Rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional' (PEAR).
1
2

2002

Palombar SP2.P5/02

Implementação do projeto Palombar – SP2.P5/02 – Recuperação e Valorização dos Pombais Tradicionais, promovido pela CoraNE, no âmbito da Cooperação Transfronteiriça Interreg III A.
2