Palombar

Pesquisa
  • Business & Biodiversity By Palombar

Business & Biodiversity By Palombar

Conectar o tecido económico e empresarial com a conservação da natureza

Scroll Down
O Projeto Business & Biodiversity By Palombar (BBP) pretende criar, em conjunto com o tecido económico e empresarial, um habitat propício ao desenvolvimento de projetos de conservação da biodiversidade e do capital natural e humano, com impacto positivo na fauna, flora e habitats.

9 Março, 2022

BBP - Business Biodiversity by Palombar

BBP - Business Biodiversity by Palombar
O que é o Business & Biodiversity by Palombar?

O Projeto Business & Biodiversity by Palombar (BBP) pretende criar, em conjunto com o tecido económico e empresarial, um habitat propício ao desenvolvimento de projetos de conservação da biodiversidade e do capital natural e humano, com impacto positivo na fauna, flora e habitats.

A biodiversidade é a principal beneficiária do interesse das empresas em demonstrar a sua responsabilidade social e ambiental. Através desta iniciativa e da atuação da Palombar, serão mantidos em funcionamento um conjunto de projetos cujo período de financiamento externo (nacional e europeu) tenha terminado ou que estejam a ser exclusivamente implementados com autofinanciamento, ou serão desenhados projetos à medida das necessidades das empresas e com base nos impactos da sua atividade.

As empresas, por seu lado, beneficiam com o investimento em conservação da biodiversidade, mitigando os impactos da sua atividade e integrando a biodiversidade nas suas estratégias de gestão, através de uma parceria sólida e duradoura, pela participação num processo íntegro e transparente e, acima de tudo, com incontornável impacto positivo na natureza.

Como funciona o BBP?

Cada um dos projetos tem uma Ficha de Projeto onde consta toda a informação científica, técnica e financeira necessária à tomada de decisão pelo parceiro empresarial. Depois da análise aos vários projetos e modelos de participação, o parceiro empresarial toma a Decisão sobre qual dos projetos quer apoiar e em que medida o deseja fazer, comunicando-o à Palombar.

É então estabelecido um Compromisso escrito entre as partes que regula e formaliza a parceria. O compromisso tem por base a decisão do parceiro e os compromissos assumidos pela Palombar e pela empresa. Durante o funcionamento da parceria a Palombar produz o reporte adequado às necessidades do parceiro empresarial, com Indicadores de Execução e de Impacto dos projetos apoiados.

Para atestar a parceria e o investimento realizado em conservação da biodiversidade, a Palombar emite um Certificado atestando o envolvimento da empresa parceira e disponibiliza o Selo da iniciativa de modo que possa ser utilizado nas suas iniciativas de comunicação.

Como está estruturado o BBP?

O Projeto BBP está estruturado em 3 Modelos:

TurnKey Projects BBP|TKP
Volunteer and Awareness Projects BBP|VAP
TailorMade Projects BBP |TMP


TurnKey Projects BBP|TKP

A Palombar disponibiliza uma Carteira de Projetos de conservação da natureza no âmbito da sua iniciativa BBP (apenas projetos ou partes de projetos que estão em implementação com financiamento próprio da associação).

Alguns exemplos de TurnKey Projects BBP|TKP em funcionamento:

  • BBP|Rios e Ribeiras – Recuperação e manutenção de galerias ripícolas

 



A reabilitação e gestão dos habitats ripícolas é de vital importância para a biodiversidade e também para as pessoas, na medida em que a qualidade da água é uma das grandes beneficiadas por estas intervenções. As linhas de água albergam alguns dos habitats mais importantes do ponto de vista da conservação da biodiversidade em Portugal. São considerados habitats de conservação prioritária ao nível europeu.

O melhoramento das condições ecológicas de rios e ribeiras através da execução de limpezas e de plantação de vegetação natural nas suas margens, reveste-se de grande importância. Estes habitats são fundamentais para um grande número de espécies que deles dependem. A Palombar leva a cabo várias ações de recuperação, reabilitação e manutenção de habitats ribeirinhos em rios e ribeiras do Nordeste Transmontano.
 
  • BBP|Rapinas – Manutenção de pombais tradicionais para aumento da disponibilidade e abundância de presas para a águia-de-Bonelli



O ser humano depende da natureza e a natureza da atividade das pessoas. Os pombais tradicionais do Nordeste Transmontano ilustram de forma perfeita esta interação.

A Palombar, desde a sua génese, dedica-se a reabilitar e a manter estas estruturas. A biodiversidade, por seu turno, e designadamente uma ave de rapina, a águia-de-Bonelli, beneficia muito pela presença dos pombais tradicionais no seu território, porque uma das suas principais presas é o pombo-das-rochas. A conservação e manutenção dos pombais tradicionais que é feita pela Palombar é, simultaneamente, um contributo fundamental para a conservação do património tradicional edificado e desta espécie tão emblemática.
 
  • BBP|Estepárias – Salvamento de ninhos e indivíduos de águia-caçadeira



A águia-caçadeira tem um estatuto de ameaça “Em perigo” de extinção, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e as suas populações têm registado um declínio continuado no território nacional.

Esta é uma espécie estepária que faz os seus ninhos no solo, normalmente, em terrenos cultivados com culturas cerealíferas, arvenses e forrageiras. A destruição involuntária dos seus ninhos, ovos e crias por parte de máquinas agrícolas durante a atividade da ceifa é uma das principais ameaças à sua sobrevivência.

A Palombar promove a identificação e registo dos ninhos e trabalha com os agricultores para sinalizar e criar zonas de proteção aos ninhos, protegendo assim estas aves e as suas crias durante a época de reprodução e criação. Resgate de ovos, incubação e cria em cativeiro aclimatação e libertação.
 
  • BBP|Necrófagas – Melhoria da disponibilidade e qualidade de alimentos para abutres



As aves necrófagas ou abutres desempenham um papel fundamental e de extrema relevância nos nossos ecossistemas. Controlam pragas e doenças que afetam a fauna selvagem e os animais domésticos de que o ser humano necessita.

Das 3 espécies de abutres presentes em Portugal, 2 têm um estatuto de conservação muito desfavorável.

A escassez de alimento para as aves necrófagas é uma das principais ameaças para este grupo de aves. Para responder a este problema, a Palombar implementa ações de instalação e gestão de Campos de Alimentação de Aves Necrófagas (CAAN) e de Deposição de Alimento Fora de Campos de Alimentação (DAFCA).
 
  • BBP|Restauro – Restauro de habitats naturais



O restauro de habitats naturais é de grande importância, fundamentalmente em áreas de grande valor ecológico como a Rede Natura 2000, onde subsistem áreas com habitats artificializados.

A Palombar desenvolve ações de restauro de habitats na ZEC e ZPE dos rios Sabor e Maçãs, onde substitui eucaliptais por sobreirais e azinhais, florestas de sobreiros e azinheiras muito relevantes para a paisagem e para a fauna autóctone. As ações de restauro que a Palombar implementa contribuem para contrariar os processos de desertificação, para recuperar os solos, para combater as alterações climáticas e para reduzir o risco de incêndios rurais.


Volunteer and Awareness Projects BBP|VAP


A Palombar trabalha com a Entidade Parceira no desenho de um projeto de voluntariado e sensibilização no âmbito da conservação da biodiversidade, à medida das suas necessidades e/ou integrado com os programas de voluntariado que a Palombar já organiza. É realizado um levantamento dos interesses específicos da Entidade Parceira e dos seus colaboradores e é preparada uma atividade que contemple as temáticas com interesse e com a duração adequadas.
 

 
 

A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural está certificada com o Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) da União Europeia (UE) - Organização Líder.

Este selo certifica que a Palombar "realiza atividades de solidariedade de elevada qualidade, em conformidade com os princípios, objetivos e padrões de qualidade definidos para o CES". O CES é uma iniciativa da UE dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. O Selo de Qualidade do CES tem validade para o período 2021-2027, enquanto que  certificação de "Organização Líder" é válida para o período 2023-2025.
 
 

TailorMade Projects BBP|TMP

A Palombar trabalha com a Entidade Parceira no desenho de um projeto de conservação da biodiversidade à medida das suas necessidades e com base nos impactos da sua atividade. É realizado um Diagnóstico em conjunto com a Entidade Parceira, incluindo levantamento das atividades com impacto na biodiversidade.
Depois de realizada a avaliação em conjunto com a empresa, será possível desenhar um projeto totalmente adaptado e focado nas necessidades identificadas.
 
Promotor: Palombar
Território: Região Norte
Parceiros: Tecido económico e empresarial