Palombar

Pesquisa

 

Scroll Down

NOITE INTERNACIONAL DOS MORCEGOS - Para lá do mito

No dia 30 de agosto, a Palombar organiza uma expedição noturna às Minas de Santo Adrião, um local de abrigo crucial para várias espécies de morcegos, que estão localizadas na aldeia de São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro. Esta iniciativa insere-se na Noite Internacional dos Morcegos, um evento anual um evento que celebra o Acordo EUROBATS – um compromisso internacional para a proteção destes fascinantes.

Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de observar morcegos e ouvir os seus ultrassons através de detetores especializados, enquanto aprendem sobre os seus hábitos, ameaças e o trabalho da Palombar na proteção destas espécies.

Venha descobrir o mundo dos morcegos!

Data limite de inscrição
29 de agosto

 

PROGRAMA

Ponto de encontro
Minas de Santo Adrião (Aldeia de São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro) - junto aos edifícios antigos
Coordenadas 41.533628°; -6.477836°

Horário
20h30 - 23h00

Dificuldade
Fácil (caminhada interpretativa acessível)

Número de participantes
2 (mínimo) 15 (máximo)

RECOMENDAÇÕES
Ir com roupa adequada e confortável (as noites podem ser frescas) e calçado resistente
Levar lanterna (luz vermelha, se possível), água e um pequeno lanche

TERMO DE RESPONSABILIDADE
É obrigatória a assinatura de um termo de responsabilidade no dia da atividade.

NOTA
A atividade poderá ser cancelada ou alterada em caso de condições meteorológicas adversas ou número insuficiente de participantes.

 

SOBRE OS GUIAS DA ATIVIDADE

Helena Raposeira
Investigadora em quirópteros, com foco nas suas interações ecológicas e nos impactos das alterações climáticas. Colabora com a Palombar em alguns projetos de conservação.

Pedro Horta
Técnico de conservação e investigação na Palombar, especialista em quirópteros, com especial interesse em genética da conservação.

 

SOBRE O TRABALHO DA PALOMBAR NA CONSERVAÇÃO DE MORCEGOS

A Palombar tem desenvolvido projetos de monitorização e recuperação e conservação de abrigos de morcegos, essenciais para a preservação de espécies como, por exemplo, nas Minas de Santo Adrião. Através de parcerias com instituições científicas e ações de sensibilização, promovemos a coexistência sustentável entre humanos e estes incríveis aliados da biodiversidade.