Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS


Scroll Down

16 Fevereiro 2026

Projeto Junto à Terra integra programa “Semear + Cedo” no Vale do Tua para conectar gerações mais novas ao território

Projeto Junto à Terra integra programa “Semear + Cedo” no Vale do Tua para conectar gerações mais novas ao território

O JaT Tua "Semear + Cedo" procura envolver os mais novos na valorização e conservação da natureza e da riqueza do território. Fotografia Palombar.

Palombar é parceira na dinamização de atividades de educação ambiental

O projeto Junto à Terra (JaT) no Vale do Tua passou a integrar um novo programa-piloto direcionado a alunos mais novos denominado “Semear + Cedo”, promovido pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNVT), em parceria com a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, entre outras entidades, cujas primeiras atividades decorreram em novembro de 2025. O objetivo do Junto à Terra – Tua: “Semear + Cedo” é criar uma ligação mais forte dos mais novos com a natureza e a paisagem do parque, promovendo a sua valorização e conservação.

Originalmente focado num público juvenil, o JaT passa, assim, a incluir alunos mais novos, crianças do 4.º ano de escolaridade dos agrupamentos de escolas dos concelhos abrangidos pelo projeto no PNRVT.


Alunos aprendem com a técnica de Educação Ambiental da Palombar Sara Freire sobre as espécies da fauna nativa da região, como é o caso do emblemático lobo-ibérico, espécie ameaçada de extinção. Fotografia Palombar.


Nos dias 21, 24 e 25 de novembro de 2025, a Palombar dinamizou um conjunto de atividades no âmbito do Junto à Terra – Tua: “Semear + Cedo” que envolveram um total de 378 alunos e estiveram centradas na floresta autóctone, tema transversal a todo o programa.

Oficina "A Vida no Carvalho: Teias que alimentam”

Com várias tipologias e dinâmicas teóricas e práticas, a oficina "A Vida no Carvalho: Teias que alimentam” foi a principal atividade, onde os alunos puderam mergulhar no universo escondido sob a copa de um carvalho, símbolo vivo da floresta.

Durante esta oficina, explorámos as conexões invisíveis que existem entre os seres vivos que habitam, visitam ou dependem dessa árvore, do musgo ao lobo, do bugalho ao gaio.


Oficina dinamizada pela Palombar despertou grande interesse dos alunos. Fotografia Palombar.


Descobrimos como cada vida se entrelaça numa teia trófica essencial, revelando o papel do carvalho como sustentáculo da biodiversidade. Esta foi uma experiência que despertou a curiosidade dos mais novos e celebrou a interdependência e a importância vital para todos nós da vida na floresta.

Sobre o Junto à Terra – Tua: “Semear + Cedo”

O Junto à Terra – Tua: “Semear + Cedo” é promovido pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua e agrupamentos de escolas e municípios de Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alijó e Murça. Tem como parceiros a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, Associação Grupo Nordeste, Silvidouro, Aflodounorte, Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, Zasnet, Movhera, Instituto Politécnico de Bragança, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, Guarda Nacional Republicana e Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança.


Descoberta das espécies de ávores da nossa floresta autóctone. Fotografia Palombar.


Sobre o Junto à Terra


O Junto à Terra é um projeto de educação ambiental dirigido para a comunidade escolar que nasceu da estratégia definida pela EDP - Energias de Portugal para mitigar o impacte na biodiversidade decorrente dos aproveitamentos hidroelétricos do Baixo Sabor e Foz Tua. Assume-se como um instrumento de envolvimento da comunidade local capaz de trazer a sociedade e a atividade humana à equação da conservação da natureza e da biodiversidade. É implementado através de duas iniciativas centrais: o Jat Sabor e o Jat Tua. A Palombar é, desde o início deste projeto, em 2016, parceira da componente prática do JaT.