Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

28 Fevereiro, 2022

Dia Mundial da Vida Selvagem: grifo devolvido à natureza em ação conjunta da Palombar e ICNF

Dia Mundial da Vida Selvagem: grifo devolvido à natureza em ação conjunta da Palombar e ICNF

Grifo. Fotografia Pedro Alves/Palombar.

A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para assinalar o Dia Mundial da Vida Selvagem, 3 de março*, realizam, em conjunto, uma ação de devolução à natureza de um grifo (Gyps fulvus) que decorrerá no dia 24 de março, às 14h00, no Castelo de Castro Laboreiro, em Melgaço (distrito de Viana do Castelo), e contará com a presença de várias entidades. O grifo esteve a recuperar no Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Gerês.

Esta ação, que tem o apoio do Município de Melgaço, da União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro e do Agrupamento de Escolas de Melgaço, pretende sensibilizar a comunidade para a importância do grifo, uma das três espécies de abutres que ocorrem em Portugal. Estarão presentes no evento de devolução o executivo do Município de Melgaço, as comunidades locais e escolar e outros agentes locais.

"Recuperar espécies-chave para restaurar os ecossistemas" é o tema deste ano das comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem. Para assinalar este dia, agimos em conjunto para cumprir esse objetivo fundamental ao devolver à natureza um indivíduo de uma espécie de abutre com estatuto de ameaça desfavorável em Portugal e fundamental para os ecossistemas. Atualmente, não há registos oficiais da existência de grifos a nidificar no Parque Nacional da Peneda-Gerês ou da presença de colónias. Castro Laboreiro foi o local escolhido para devolver o grifo à natureza por estar próximo do ponto onde foi encontrado debilitado e resgatado para recuperação.

Os abutres são essenciais para promover o equilíbrio e bom funcionamento dos ecossistemas. Estas aves têm a sua dieta baseada no consumo de animais mortos e eliminam, de forma rápida e eficaz, as carcaças que se encontram no campo, promovendo a sua limpeza e evitando a propagação de doenças. Adicionalmente, contribuem para a reciclagem de nutrientes e para o bom funcionamento da cadeia de alimentação na natureza.

O grifo é uma espécie de abutre que está classificada como “Quase Ameaçada” em Portugal. A utilização de iscos envenenados, a redução da disponibilidade de alimentos, a diminuição do aproveitamento pecuário extensivo, a perturbação humana, a eletrocussão, a degradação dos habitats, a perseguição humana e a instalação de parques eólicos são as principais ameaças para esta espécie.

A Palombar desenvolve vários projetos com foco na proteção e conservação desta espécie, nomeadamente o projeto ConnectNatura e Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre.

*O dia da atividade teve de ser alterado de 3 de março para 24 de março devido às condições meteorológicas adversas registadas na data inicialmente prevista.