Palombar

Pesquisa
  • NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

5 Agosto, 2020

Palombar contribui com dados de ocorrência e distribuição para o projeto do novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental

Palombar contribui com dados de ocorrência e distribuição para o projeto do novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental

Raposa (Vulpes vulpes) registada através de câmara de fotoarmadilhagem.

A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural está a contribuir com dados de ocorrência e distribuição de mamíferos em Portugal para o projeto “Revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental e contributo para a avaliação do seu estado de conservação”. É no âmbito deste projeto que será editado o novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental.

A última avaliação sobre os estatutos de ameaça dos mamíferos de Portugal Continental data de 2005, ano em que foi publicado o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Das 74 espécies de mamíferos do continente avaliadas na época, 24% estão ameaçadas.

O projeto “Revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental e contributo para a avaliação do seu estado de conservação” foi lançado em 2019 e pretende saber quais as espécies que estão mais ameaçadas e quais as que estão estáveis ou a aumentar a sua população. O prazo para a conclusão dos trabalhos termina em 2021.

O principal objetivo do projeto é avaliar o risco de extinção das espécies de mamíferos que ocorrem em Portugal Continental, através da atribuição das categorias de ameaça da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Este projeto é co-financiado pelo POSEUR, Portugal 2020, União Europeia – Fundo de Coesão e pelo Fundo Ambiental e tem como beneficiário a FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e como parceiro o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O projeto, que envolve várias instituições, investigadores, naturalistas e voluntários, tem um site www.livrovermelhodosmamiferos.pt, onde serão disponibilizadas em breve informações sobre o seu desenvolvimento.