Palombar

pesquisa
  • Notícias

Notícias

Informe-se sobre as nossas ações

Scroll Down

8 Março, 2021

Reconecta-te à Natureza: projeto lança 4 folhetos e 4 cartazes para mostrar que as aves fazem mais do que cantar

Reconecta-te à Natureza: projeto lança 4 folhetos e 4 cartazes para mostrar que as aves fazem mais do que cantar
Acabam de ser lançados e estão disponíveis para todos 4 folhetos e 4 cartazes informativos/didáticos que revelam que as aves fazem mais do que cantar. Observar, desenhar, escrever, aprender... poderá fazer isto e muito mais com estes materiais que integram desenhos, ilustrações, informação e atividades educativas para levar os mais jovens, toda a família e a comunidade a descobrirem, de forma lúdica e interativa, a importância da avifauna e os serviços que presta aos ecossistemas.

Estes suportes informativos e didáticos foram produzidos pela organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, no âmbito do projeto "Reconecta-te à Natureza - as aves fazem mais do que cantar". Descarregue-os aqui.

O Exímio Caça-pragas, a Super Aspiradora de Insetos, as Guardiãs da Horta e as Aliadas da Floresta

Os quatro folhetos e cartazes abordam os serviços essenciais e gratuitos para os ecossistemas assegurados pelo tartaranhão-caçador (o Exímio Caça-pragas); pela andorinha-das-chaminés (a Super Aspiradora de Insetos); pelas aves que ocorrem nas hortas, com foco na alvéola-branca, no melro-preto, na coruja-das-torres, no rabirruivo-preto e no pisco-de-peito-ruivo (as Guardiãs da Horta), e nas florestas, com destaque para a felosa-de-papo-branco, o pica-pau-malhado-grande, o gaio, a coruja-do-mato e o chapim-azul (as Aliadas da Floresta).

Esses serviços permitem promover o equilíbrio ambiental e a qualidade e produtividade dos alimentos que consumimos, bem como de outros produtos naturais, como a cortiça e as pastagens, por exemplo, beneficiando as comunidades rurais, a biodiversidade e os habitats de que todos dependemos para viver de forma saudável e sustentável.

Além de estarem disponíveis para todos no site da Palombar, estes materiais serão distribuídos junto da comunidade escolar em escolas dos concelhos abrangidos pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), área de intervenção do projeto, em ações de sensibilização ambiental.

Dois dos cartazes produzidos, nomeadamente o cartaz da andorinha-das-chaminés e do tartaranhão-caçador serão também colocados, com o apoio de 11 parceiros institucionais do projeto, em MUPI nos concelhos da CIM-TTM.

Sobre o projeto

O projeto “Reconecta-te à Natureza - as aves fazem mais do que cantar”, o qual é financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Ação Climática”, tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade para os serviços fundamentais prestados pela avifauna aos ecossistemas, com o propósito de informar sobre a sua importância e papel vital e alertar para os problemas que têm provocado o declínio de várias espécies de aves associadas aos ecossistemas agrícolas.

O projeto tem como foco dois grupos de avifauna: os passeriformes e as aves de rapina. No caso dos passeriformes, aborda os serviços que estes prestam para os ecossistemas associados a hortas, pomares e florestas; e, no que se refere às rapinas, as ações incidem sobre espécies diurnas ligadas ao habitat das searas, tendo o tartaranhão-caçador como espécie bandeira, e noturnas, associadas às quintas, apresentando como espécie de destaque a coruja-das-torres.

+ INFO