Palombar

pesquisa
  • Palombar

Palombar

Conservação da Natureza e do Património Rural 

Scroll Down
Sabia que "Palombar" significa pombal em Mirandês?

A palavra "Palombar" integra o dialeto Mirandês, património cultural e linguístico do Planalto Mirandês, no distrito de Bragança, que sobreviveu centenas de anos no isolamento, tendo obtido, em 1999, o estatuto de segunda língua oficial em Portugal. O seu significado, pombal, remete-nos para um dos ícones arquitetónicos mais emblemáticos da região do Nordeste Transmontano e está intrinsecamente associado à comunidade rural. São também estruturas que contribuem para a proteção da biodiversidade. A palavra "Palombar" é, desta forma, uma síntese conceptual da missão da organização.

 

Quem somos

A Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural é uma organização não governamental de ambiente sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas e preservar o património rural edificado, bem como as técnicas tradicionais de construção.

A organização, que atua orientada por uma abordagem pedagógica e de cooperação, promove também a investigação científica nas áreas da Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, a educação ambiental, o desenvolvimento das comunidades e a dinamização do mundo rural. A área de intervenção da Palombar é principalmente a região de Trás-os-Montes, contudo, a organização tem vindo a expandir o seu território de atuação.


CORPOS SOCIAIS

Direção

Presidente José Pereira 
Vice-Presidente Miguel Nóvoa
Tesoureiro Américo Guedes

Assembleia Geral

Presidente Cláudia Costa
Secretário Alfredo Cordeiro 
Secretário Pedro Miguel Castro de Almeida 

Conselho Fiscal

Presidente Violeta Fritz Vilaça 
Secretário Sandra Esther Delgado Martín
Vogal Ana Carolina Martins